Relatório Em Kharkov, o neurocirurgião Alexander Markov, com a ajuda de um fundo de veteranos, abriu um centro de reabilitação
Alexander Markov, residente de Kharkov, trabalhou em um hospital de emergência por mais de 20 anos e posteriormente reconstruiu o departamento de reabilitação em uma clínica privada. Há muito tempo que pensava em abrir o meu próprio negócio e só consegui concretizar o meu plano graças a uma subvenção do Fundo dos Veteranos da Ucrânia. Na primavera de 2023, o neurocirurgião alugou instalações, comprou equipamentos e abriu o “Markov RehabCenter” no centro de Kharkov.
Clientes do centro de reabilitação e recuperação -; tanto militares como civis. Markov considera sua tarefa uma “reinicialização” física e psicológica. pessoa em pouco tempo.
O especialista contou aos correspondentes do Ukrinform sobre sua própria experiência, reabilitação e empreendedorismo em uma cidade que sofre constantemente com ataques russos.
MÉDICO PARA CIVIS EM GUERRA
Alexander Markov recebeu uma bolsa do Fundo dos Veteranos Ucranianos como participante do ATO. Em 2015, o neurocirurgião ingressou no primeiro hospital móvel voluntário que leva seu nome. Nikolai Pirogov. Atuou nas regiões de Donetsk e Lugansk: na área de Bakhmut, então chamada de Artemovsk, em Popasna.
« ; Reinício” combatente em 7 a 10 dias – isso é real >– Médicos militares estiveram envolvidos no trabalho. Como não havia assistência médica suficiente, a zona da linha de frente ficou praticamente sem médicos.
.Em 2022, ingressou pela segunda vez no hospital voluntário. Tirei minha família de Kharkov em 1º de março – após ataques ao prédio da administração regional no centro da cidade.
– Levei minha família até a fronteira e depois, junto com meus amigos, me organizei e fui para Kiev em um determinado local em Vyshgorod. Severodonetsk Em geral, desde cerca de 2019, não atuo como neurocirurgião, apenas presto consultoria. Porque a cirurgia é uma coisa jovem. Embora tenhamos força e força. >
Tendo iniciado seu próprio negócio, o especialista se concentrou ainda mais na reabilitação.
– Na verdade, esta é a terceira reabilitação centro que estou construindo, mas o primeiro é nosso. E queremos fazer esse trabalho perfeitamente. Nosso país precisa de tantas instituições quanto possível, diz o médico.
SACOS DE AREIA. JANELAS, CAIXAS DE FOGOS, COBERTURAS DE EQUIPAMENTOS
A clínica fica próxima ao centro da cidade, na Praça da Liberdade – há sacos de areia nos parapeitos das janelas. e equipamentos especiais que não estão em uso no momento, abrangem – denso e pesado.
– À prova de fogo, – o médico explica. – Para proteção caso ocorra um incêndio repentino. Mas de vidro quebrado.
Após ataques no final do ano e início de janeiro em áreas residenciais do distrito de Shevchenko, os pacientes, um após o outro, cancelaram suas consultas, afirma Markov. Alguns decidiram ir embora, alguns tentaram sair menos de casa. E ele não planeja mudar de lugar.
– Onde fica a área segura em Kharkov? Não existe tal coisa. Temos que trabalhar, – ele diz.
E isso é verdade.
– Costas “arrancadas” – isso ainda está com o ATO. Devido ao carregamento. Fui muito tratado, mas pouco ajudou. Descobri que existe um procedimento para alongar a coluna, então vim fazer uma consulta”, conta Vladimir.
Depois de trabalhar com o paciente, Markov mostra a mesa de tração – para a extração da coluna mencionada.
– Este é um dispositivo de fabricação americana. Na linha de tal – talvez o melhor. Recebi no final de dezembro. A pessoa deita-se, a parte superior e a parte inferior do corpo ficam fixas. Acende. Extração – Um método de cura antigo e que, quando usado corretamente, dá um efeito muito bom. Relaxa e alonga os músculos, provoca o surgimento do disco intervertebral, ou seja, tem efeito positivo na cartilagem. O alongamento em diversas formas é encontrado em muitas práticas de saúde, como a ioga. Mas a extração axial só pode ser feita com um dispositivo, – Markov diz.
Quando questionado sobre quanto custa uma mesa dessas, ele balança a cabeça:
– Não, não, eu nem quero dizer esse valor em voz alta. Eu mesmo não teria ganhado tanto dinheiro em um ano, nem perto disso.
Ele observa que estava cético em relação a quaisquer competições, então quando seu projeto se tornou um dos vencedores, ele ficou realmente surpreso.
100 POR CENTO DOS MILITARES PRECISAM DE ASSISTÊNCIA ABRANGENTE
Para um especialista em reabilitação, exceto para militares – atuais e veteranos, os policiais estão pedindo ajuda.
– A polícia está chegando, as garotas policiais estão chegando. No início da invasão, muitos receberam coletes à prova de balas que pesavam 13 quilos! Claro, tal carga se refletirá nas costas. Posteriormente, adquirimos coletes à prova de balas com placas de cerâmica que pesam de 3 a 4 kg. E todos os militares da zona de combate imediata têm problemas nas costas, 100%. Para isso – hipotermia e estresse físico. Deixe-me observar que não há panacéia. Obtemos qualquer resultado positivo quando usamos um conjunto de soluções – Markov observa.
A clínica possui um dispositivo para terapia por ondas de choque. O procedimento estimula músculos e tendões.
Em outro escritório – sistema de reabilitação “RedCord”. E Markov chama esse equipamento moderno apenas de um componente da terapia.
– existe uma mesa especial que sobe e desce e um sistema de suspensão no qual a pessoa faz vários exercícios. Ou é uma dor puramente estrutural no caso de desequilíbrio muscular que ocorre durante o movimento, ou é constante, monótona (chamo de “dor de exaustão”), ou são tipos diferentes ao mesmo tempo. Para qualquer esgotamento de recursos do corpo pode ser acompanhado de dor lombar. /p>
Explica: não importa o distúrbio que o paciente apresente, sempre existem componentes estruturais, regulatórios, emocionais e viscerais (associados aos órgãos internos). Portanto, é preciso diagnosticar, “decompor” problema e escolha uma ferramenta para cada parte.
A clínica, além do fundador, emprega um psicólogo, um terapeuta de reabilitação e um massoterapeuta.
Na sua opinião, a medicina de reabilitação ucraniana deveria se concentrar em cuidados tão abrangentes, que podem ser obtidos em um só lugar.
– Os militares simplesmente não têm tempo para correr procurar diferentes médicos, esperar em filas, – Markov observa. – Mas, infelizmente, temos poucos especialistas em reabilitação em Kharkov.
Yulia Bayrachnaya, Kharkov
Foto Yacheslav Madievsky