Ícone do site infromoz.com

A batata realmente afeta seu sistema cardiovascular?

Como relata o IZ com referência ao Nutrients, as pesquisas científicas mais recentes refutaram o mito popular sobre o impacto negativo das batatas na saúde do coração. Uma equipe de pesquisadores das principais universidades americanas conduziu uma análise em larga escala de dados de mais de 110.000 pessoas para determinar a real ligação entre o consumo de batata e o risco de doenças cardiovasculares. Os resultados mostraram que batatas cozidas, assadas e amassadas não aumentam o risco de hipertensão ou outros problemas cardíacos, mesmo se forem incluídas na dieta regularmente.

No entanto, os cientistas encontraram uma exceção significativa . Estamos falando de batatas fritas, que, se consumidas pelo menos uma vez por semana, aumentam em 10% a probabilidade de aumento da pressão arterial. A principal razão para esse efeito é a grande quantidade de gordura e compostos nocivos formados durante a fritura. Comer batatas fritas com mais frequência pode piorar a condição dos vasos sanguíneos e aumentar o risco de desenvolver doenças cardíacas.

No estudo, os cientistas levaram em consideração não apenas a dieta dos participantes, mas também sua idade, sexo, nível de atividade física e outros fatores. Isso permitiu excluir possíveis erros e estabelecer que o consumo total de batata não tem impacto significativo no sistema cardiovascular. Anteriormente, estudos científicos individuais indicaram uma provável ligação entre batatas e um risco aumentado de diabetes, mas o produto não afeta o nível de hipertensão ou outros riscos cardíacos se for cozido corretamente.

O consumo regular de batatas cozidas e batatas assadas sem adição excessiva de gorduras e sal podem ser seguras para a saúde do coração. Ao mesmo tempo, as versões fritas deste prato devem ser evitadas, pois podem afetar negativamente a condição dos vasos sanguíneos e aumentar a pressão arterial, o que a longo prazo cria riscos adicionais para o sistema cardiovascular.

Lembre-se que escrevemos anteriormente sobre como incluir vegetais adequadamente em sua dieta para melhorar sua saúde.

Source

Sair da versão mobile