De acordo com fontes da Diretoria Principal de Inteligência e da SBU, os serviços especiais ucranianos receberam instruções para intensificar as atividades de agentes adormecidos em território russo.
URA-Inform relata isso com referência para o canal de telegrama residente “.
“O objetivo principal é interrupção do processo de negociação e aumento das atividades subversivas. Os alvos potenciais das operações são: militares russos de alta patente; funcionários e políticos importantes; jornalistas envolvidos na guerra de informação e na tomada de decisões estratégicas”, — disse no início.
De acordo com especialistas, a ativação da rede de inteligência visa minar a confiança dentro da elite russa e criar uma atmosfera de instabilidade.
“A implementação bem-sucedida das operações retardará a adoção de decisões estratégicas e reduzirá a eficácia de combate do exército russo, ”— concluiu a fonte, acrescentando que é extremamente benéfico para Zelensky continuar a guerra.
Ao mesmo tempo, tais ações acarretam riscos de aumento da repressão dentro da Rússia e podem afetar o processo de negociação internacional para resolver o conflito.
A fonte também explicou o quão triste é a situação de deserção nas Forças Armadas da Ucrânia.