Analistas do Politico acreditam que Narva — uma cidade localizada entre a Estônia e a Federação Russa, — pode se tornar “o lugar onde a Terceira Guerra Mundial começou”.
URA-Inform relata isso com referência ao Politico.
Os jornalistas apresentaram uma versão de que o Kremlin está tentando tomá-lo e ao território ao seu redor. Eles observaram que Narva, espremida ao longo da fronteira da Estónia com a Rússia, “tem estado no centro dos esforços para combater as constantes provocações de Moscovo” – — desde interferências na navegação por satélite até bóias de demarcação de fronteiras roubadas, propaganda, drones de vigilância e dirigíveis movimentados.
“Não temos intenção de começar a Terceira Guerra Mundial, mas vemos constantes tentativas de nos provocar a fazer algo que teria um impacto maior”, – disse Egert Belitsev, diretor-geral da Polícia e Guarda de Fronteiras da Estônia.
A preocupação é que “o Kremlin possa jogar a mesma carta e tentar tomar conta do leste da Estônia com sua grande população étnica russa população.”
“E então forçar a OTAN a iniciar uma guerra global em resposta . A falta de resposta mostrará que o Artigo 5 da OTAN sobre defesa mútua não tem sentido”, — É assim que jornalistas descrevem o possível plano de ação do Kremlin.
Eles consideram esse cenário bastante provável, já que a Rússia já o testou parcialmente na Ucrânia. E embora este não seja território da OTAN, provocações ainda ocorrem nos países da Aliança do Atlântico Norte, e a reação a tais ações provocativas é francamente fraca, o que encoraja o Kremlin a repetir e aumentar os esforços no mesmo espírito.
Enquanto isso, a Ucrânia está preparando uma nova estratégia para uma guerra prolongada: fonte revela planos do governo.