Site icon infromoz.com

A França e a Polónia estão a discutir uma potencial missão de manutenção da paz na Ucrânia: do que estamos a falar?

Twitter LinkedIn

O presidente francês Emmanuel Macron apresentou a ideia de uma potencial missão europeia de manutenção da paz na Ucrânia.

URA-Inform relata isso com referência ao Rzecpospolita.

O político considera a Polónia um aliado fundamental neste projecto. Estamos a falar de forças de manutenção da paz de países europeus, que, caso seja elaborado algum tipo de acordo para acabar com a guerra entre a Federação Russa e a Ucrânia, poderão tornar-se uma das salvaguardas contra um novo ataque da Rússia.

De acordo com a publicação, a discussão de tal missão potencial será um tópico-chave de conversa para Macron durante sua visita a Varsóvia em 12 de dezembro. Ele provavelmente falou sobre isso com o recém-eleito presidente dos EUA, Donald Trump, e Vladimir Zelensky, no último sábado, em Paris.

Os meios de comunicação sugeriram que isso foi precisamente o que foi discutido em sua reunião cara-a-cara com o primeiro-ministro britânico Keir Starmer em meados de novembro, e depois “o primeiro-ministro britânico”, Keir Starmer, em meados de novembro. em uma reunião com representantes dos países nórdicos, dos países bálticos e da Polônia em 27 de novembro.

Especialistas militares disseram aos repórteres que o projeto requer forças de até cinco brigadas (cerca de 40 mil pessoas), e o comando de um deles poderia assumir o controle da Polônia & #8212; dado o seu potencial militar e localização.

Vale a pena notar que o primeiro-ministro polaco, Donald Tusk, confirmou relatos da mídia sobre a visita planejada do presidente francês a Varsóvia na quinta-feira, 12 de dezembro. Anunciou também a visita do primeiro-ministro britânico Keir Starmer no início da presidência polaca do Conselho da UE (ou seja, já em 2025).

Tusk observou que durante a presidência da UE a Polónia estará ativamente envolvido nas discussões sobre possíveis formatos para o fim da guerra entre a Federação Russa e a Ucrânia, e agora mantém contatos ativos com os países do Norte da Europa e os Estados Bálticos.

Ao mesmo tempo, tornou-se conhecida uma nova previsão para as negociações entre a Ucrânia e a Federação Russa: Tusk disse que eles poderiam começar em breve.

Źródło informacji

Exit mobile version