O Gabinete de Ministros da Ucrânia decidiu fundir a Universidade Nacional “Academia de Direito de Odessa” com a Universidade Nacional de Odessa. I. Mechnikova, escreve IZ. Esta decisão faz parte da estratégia geral de consolidação de instituições de ensino superior na Ucrânia, relata o centro de imprensa do Ministério da Educação e Ciência da Ucrânia.
O Ministério da Educação e Ciência explicou que o principal motivo da fusão é a situação demográfica, que afeta o número de alunos em instituições de ensino superior. Nos últimos 15 anos, o número médio de alunos por universidade caiu de 6,5 mil para 3,5 mil, o que criou a necessidade de otimizar a rede de universidades. O departamento também enfatizou que a fusão visa melhorar a qualidade da educação, fortalecer a base material e técnica das instituições e atrair investimentos adicionais em infraestrutura científica e educacional.
O Ministério da Educação garantiu que a reorganização não afetará as condições de educação dos alunos. Todos os candidatos à educação continuarão seus estudos em seus programas, as vagas orçadas serão mantidas e o custo da educação contratada permanecerá inalterado. Ao mesmo tempo, os direitos dos professores e cientistas serão protegidos, com exceção da gestão da academia, que incluía o presidente, o reitor e os vice-reitores.
O processo de integração da Academia de Direito na ONU recebeu o nome de Mechnikov durará até 2025. Para transferir propriedades e resolver questões de pessoal, será criada uma comissão especial de reorganização, chefiada pelo reitor da ONU. O Ministério da Educação e Ciência lembrou que em 1997 a Academia de Direito já fazia parte da Universidade Mechnikov, e agora seu retorno à estrutura da universidade clássica está alinhado com a prática educacional europeia. Anteriormente escrevemos que a população da Ucrânia está diminuindo rapidamente: quais são as previsões dos especialistas