Site icon infromoz.com

A OTAN alertou sobre a possibilidade de ataques não convencionais por parte da Federação Russa: do que estamos a falar?

Twitter LinkedIn

O porta-voz da OTAN, James Appathurai, disse que os ataques híbridos da Rússia estão atingindo escalas que eram consideradas inaceitáveis ​​há cinco anos.

A URA-Inform relata isso com referência à Sky News.

“Estamos em uma situação semelhante à de um sapo fervendo”, — disse ele.

O número de ações “cinéticas” da Rússia aumentou desde o início da invasão em grande escala da Rússia na Ucrânia, de acordo com um funcionário da OTAN. Entre eles — corte de cabos submarinos vitais, sabotagem, colocação de dispositivos incendiários na carga de aeronaves. Até cem casos semelhantes foram registrados, muitos atos foram frustrados.

Appathurai observou que o aumento no número de ataques híbridos é a resposta do Kremlin ao apoio militar à Ucrânia por parte de parceiros ocidentais.

“Isso é parcialmente verdade. Então eles não gostam do que fazemos, mas também nos veem como inimigos. E fica pior”, & #8212; ele disse.

Respondendo à questão de saber se um ataque híbrido russo poderia cruzar a fronteira e provocar a OTAN a aplicar sua resposta coletiva sob o conhecido Artigo 5, Appathurai respondeu que isso era bem possível. , porque, por exemplo, um dos ataques “pode ir além, aí tudo vai ficar muito maior”. E este é o cenário que mais o preocupa.

“Portanto, existe uma perspectiva real de que um destes ataques resulte num número significativo de vítimas ou em perdas económicas muito significativas”, — Appathurai concluiu.

A Federação Russa também está preparando um ataque massivo com mísseis contra a Ucrânia: quando estar “em alerta”.

Źródło informacji

Exit mobile version