O exército russo está avançando no Donbass, capturando cada vez mais territórios, mas na frente há um “prêmio ainda mais valioso” para a Federação Russa.
URA-Inform relata isso com referência ao Financial Times.
O chefe do Kherson OVA, Alexander Prokudin, disse que os russos planejam cruzar o Dnieper em barcos com o objetivo de atacar Kherson.
“A Rússia quer lançar outra ofensiva aqui”, disse Prokudin.
Segundo ele, os russos reuniram “300 barcos para atravessar o rio”. Presidente do Exército Voluntário Ucraniano «Sul» Sergei Bratchuk disse que os russos continuam a tentar tomar ilhas no Dnieper, a fim de se aproximarem da margem ocidental de Kherson.
Eles realizaram recentemente um ataque em grande escala na ilha Kozatsky, não muito longe de Kherson. Novaia Kakhovka. As autoridades ucranianas suspeitam que o ataque a Kherson faz parte do plano russo para aumentar a pressão sobre Kiev antes da chegada de Trump.
Agora Kherson é constantemente atacado por drones que caçam civis. Isso acelerou a saída da população da cidade. Segundo o FT, dos 250 mil antes da guerra, apenas 60 mil permanecem na região. de um milhão restam 158 mil pessoas.
Kherson se tornaria um prêmio ainda mais valioso para a Rússia, observa o FT, lembrando que a cidade se tornou a primeira capital regional da Ucrânia capturada pelas tropas russas após uma guerra completa. invasão em grande escala em fevereiro de 2022 e passou nove meses sob ocupação.
Enquanto isso, Ermak anunciou o início da “época Fergie” para a Ucrânia: o que isso significa.