O coronel russo Oleg Skitsky está envolvido em ataques com mísseis contra a infraestrutura civil da Ucrânia.
SBU relatou suspeita à revelia ao coronel russo Oleg Skitsky, que comandou o ataque com mísseis contra alvos civis em Krivoy Rog.
O centro de imprensa da SBU relata isso.
“O serviço de segurança documentou novos crimes cometidos pelo coronel russo Oleg Skitsky, que esteve envolvido em ataques com mísseis e bombas contra a infraestrutura civil da Ucrânia”, diz o relatório.
Skitsky é o comandante do 121º Bombardeiro Pesado. Regimento de Aviação de Longo Alcance das Forças Aeroespaciais Russas.
Segundo a investigação, o terrorista russo comandou diretamente o ataque aéreo russo aos comboios de uma empresa privada em Krivoy Rog no início do verão de 2023. Como resultado do bombardeio inimigo, 7 trabalhadores civis em uma instalação comercial e um residente local foram mortos.
Para realizar um ataque à cidade, Skitsky deu ordem para usar vários mísseis estratégicos Tu-95- transportando bombardeiros. O míssil que atingiu o trem comercial foi um míssil ar-solo Kh-101, que uma das aeronaves disparou sobre o Mar Cáspio. Com base nas evidências coletadas, os investigadores do Serviço de Segurança informaram Skitsky, à revelia, sobre suspeita nos termos da Parte 2 do art. 438 do Código Penal da Ucrânia (crimes de guerra que resultam na morte de pessoas).
No verão de 2024, a SBU estabeleceu o envolvimento de Skitsky no bombardeio de empresas de geração de energia e subestações elétricas em Kiev, Regiões de Zhytomyr, Kirovograd e Vinnytsia.
Medidas abrangentes estão atualmente em andamento para levar o agressor à justiça.
>