Site icon infromoz.com

A taxa de mortalidade de abelhas na Ucrânia em 2024 foi de 20-25%, – Instituto de Apicultura

Um nível tão elevado de mortalidade entre as colónias de abelhas não tinha sido observado antes da guerra. 

Foto ilustrativa

Na Ucrânia, em 2024, a mortalidade das abelhas foi de 20-25%, o que é significativamente superior aos indicadores anteriores à guerra e é explicado por condições desfavoráveis condições climáticas na primavera e no verão, o que levou a uma redução na área de plantas melíferas.

Isso foi relatado à agência Interfax-Ucrânia pelo diretor do Instituto NSC de Apicultura eu sou. F. Prokopovich Vladimir Postoenko.

“2024 foi um ano muito difícil para os apicultores devido às mudanças climáticas repentinas. Na primavera, a acácia branca é muito importante para o desenvolvimento das colônias de abelhas. Durante o período de floração, ocorreram geadas em toda a Ucrânia. Depois houve um problema com a importante planta melífera – o girassol. Devido à seca, seu rendimento era baixo, não produzia néctar e não ocorria o desenvolvimento de colônias de abelhas. em diferentes regiões. 15-20%, e às vezes 23-27%. A média nacional era de 20-25%”, disse o cientista. Segundo suas informações, uma taxa de mortalidade tão alta de colônias de abelhas não foi observada na Ucrânia antes da guerra.

Anteriormente, a mortalidade de abelhas na Ucrânia estava associada principalmente à falta de informação sobre o tratamento químico dos campos pelos agricultores. A mortalidade de abelhas por pesticidas foi irregular e em diferentes regiões. No entanto, o estado introduziu uma série de iniciativas legislativas que melhoraram significativamente a situação na indústria.

Postoenko observou que a mortalidade por vírus e doenças na Ucrânia antes da guerra era baixa, uma vez que apenas abelhas de seleção nacional foram criados no estado.  

Chamou também a atenção para o facto de a indústria apícola na Ucrânia, como várias outras, não possuir estatísticas fiáveis, uma vez que apenas 5% dos apicultores estão envolvidos na produção industrial e os restantes 95% são representados por agregados familiares.  

“Antes da guerra, de acordo com estatísticas não oficiais, havia de 3 a 3,5 milhões de colônias de abelhas na Ucrânia. …Além disso, estatísticas não oficiais dizem que os apiários que estavam no atual território ocupado antes da guerra representam cerca de 30% do número total de apiários na Ucrânia antes da guerra”, acrescentou o especialista. 

Na Ucrânia, em 1º de janeiro de 2024, havia 2.314 mil famílias de abelhas, das quais 2.286 mil estavam em domicílios, e 28 mil famílias estavam em empresas, das quais 4 mil famílias estavam em fazendas.

Na As cinco principais regiões, em janeiro de 2024, para a apicultura incluíam a região de Khmelnitsky, onde 376,6 mil famílias de abelhas, Vinnytsia – 188,9 mil, Kirovograd – 149,9 mil, Zhytomyr – 149 mil, Ivano-Frankivsk – 140,5 mil famílias de abelhas.

Ao mesmo tempo, a apicultura industrial mais desenvolvida em 2024 estava em a região de Poltava, onde 4,6 mil famílias de abelhas, em Vinnitsa e Cherkassy trabalham com 3,3 mil famílias de abelhas cada. Na região de Khmelnytsky existem 1,9 mil famílias do segmento industrial, na região de Kiev – 1,7 mil famílias de abelhas. Os líderes na criação de colônias de abelhas são famílias na região de Khmelnytsky – 374,7 mil, região de Vinnytsia – 185,6 mil e região de Kirovograd – 148,8 mil.

Conforme relatado, em novembro de 2022, UAnimals evacuou abelhas que sobreviveram à ocupação sob Passas. 

lb.ua

Exit mobile version