Isso foi alcançado como parte da implementação do plano de ação aprovado pelo Presidente da Ucrânia, Bring Kids Back UA.
Mais 8 crianças ucranianas foram devolvidas ao território sob ocupação russa. Crianças das regiões de Lugansk, Donetsk, Zaporozhye, Kherson e da Crimeia temporariamente ocupada.
O Ombudsman Dmitry Lubinets relata isso.
“As crianças das regiões de Lugansk, Donetsk, Zaporozhye, Kherson e da República Autónoma da Crimeia, que viviam sob a pressão da ocupação russa, libertaram-se finalmente. Isto foi conseguido como parte da implementação do plano de acção aprovado pelo Presidente da Ucrânia. Traga as crianças de volta UA”, enfatiza Lubinets Em particular, a Ucrânia conseguiu devolver oito crianças com idades entre 6 e 16 anos. Algumas crianças têm doenças graves, por isso foram atendidas. “rápido”.
Entre as crianças que regressaram à sua terra natal há também um menino que, na época da invasão russa, estava no internato do orfanato Oleshkovsky, cujos alunos foram levados pelas autoridades de ocupação para a cidade de Skadovsk e para o território de Rússia.
“As circunstâncias familiares e a falta de perspectivas de um bom futuro para as crianças levaram os adultos que tinham pequenos ucranianos a tomar medidas decisivas – devolver as crianças ao território controlado pelo Governo da Ucrânia”, – acrescenta o Provedor de Justiça.
Sete crianças foram devolvidas com o envolvimento do Qatar, atuando como país mediador. Outro menino foi devolvido pelo corredor humanitário.
Atualmente, as crianças estão recebendo os cuidados médicos necessários. “Os organismos governamentais e as organizações públicas ajudarão as famílias a colocar os seus filhos na escola, prestarão assistência psicológica e humanitária e promoverão a integração social. Finalmente, as crianças terão um ambiente estável para o crescimento”, observa Dmitry Lubinets.
- Os russos estão tentando retirar o máximo de crianças ucranianas que consideram talentosas do território temporariamente ocupado da Ucrânia.