O autor do crime está preso. Ele enfrenta prisão perpétua com confisco de bens.
Agente russo detido
O Serviço de Segurança e a Polícia Nacional detiveram um agente russo em Odessa que, sob ordens do FSB, estava produzindo dispositivos explosivos improvisados (IEDs) para ataques terroristas na Ucrânia.
De acordo com o SBU, um desses explosivos foi usado por russos contra policiais ucranianos na cidade de Belyaevka em 23 de março deste ano.
Então, um morador local recrutado pelo FSB levou um pacote contendo explosivos ao departamento de polícia local. Poucos minutos depois, os ocupantes detonaram remotamente os explosivos junto com seu agente.
O agente russo que fabricou e entregou o dispositivo explosivo ao agressor terrorista por meio de um mensageiro foi detido. Trata-se de um reincidente de 44 anos da região de Dnepropetrovsk, que era procurado por roubo e estava escondido da justiça em Odessa.
Lá, ele chamou a atenção do FSB, que notou sua atividade nos canais do Telegram em busca de dinheiro “rápido”.
Após ser recrutado, o agente realizou missões de teste: ateou fogo em vários carros de soldados ucranianos em uma cidade portuária.
Posteriormente, ele mudou seu endereço de residência temporária em Odessa e se mudou para um apartamento alugado pago pelos serviços especiais russos. De acordo com as instruções do FSB, ele usou esta sala como oficina para a produção do SVP. Após a explosão em Belyaevka, o agente se escondeu ainda mais, tentando encobrir os rastros dos policiais. Entre outras coisas, ele mudava regularmente de número de celular e de local de residência.
Os agentes do SBU estabeleceram a localização do suspeito e o detiveram.
Durante buscas em um dos locais alugados por um agente russo, foi apreendido um novo dispositivo explosivo disfarçado de extintor de incêndio com elementos de ataque adicionais e um telefone para ativação remota.
Provas apreendidas
Os infiéis planejavam usar esse dispositivo explosivo em um futuro próximo para cometer um novo ataque terrorista na região.
Os investigadores do SBU informaram o detido sobre suspeitas nos termos da Parte 3 do Artigo 258 do Código Penal da Ucrânia (ato terrorista que resulta na morte de uma pessoa).
O autor do crime está preso. Ele enfrenta prisão perpétua com confisco de bens.
O SBU lembra: se alguém tentar recrutá-lo para incendiar um veículo das Forças Armadas Ucranianas, prédios administrativos, organizar um ataque terrorista ou plantar uma mina, denuncie imediatamente ao chatbot do SBU “Queimou o oficial do FSB”.