A partir de 1º de abril de 2025, a Alemanha mudará as regras para fornecer assistência social aos refugiados ucranianos recém-chegados. Isso se tornou conhecido depois que um acordo foi alcançado entre as três principais forças políticas – a União Democrata Cristã (CDU), a União Social Cristã (CSU) e o Partido Social Democrata da Alemanha (SPD), escreve o IZ.
Agora, os cidadãos ucranianos que chegarem à Alemanha depois de 1º de abril de 2025 não serão elegíveis para receber o Bürgergeld , um pagamento básico de assistência social que fornece moradia, alimentação, necessidades diárias e apoio para encontrar um emprego. Em vez disso, eles receberão apoio financeiro sob a Lei de Assistência aos Solicitantes de Asilo, que é significativamente menor.
Essas mudanças só serão aplicadas aos recém-chegados. Para se qualificar para assistência, eles terão que passar por um teste de propriedade obrigatório de acordo com os mesmos padrões em todo o país. As mudanças também propõem um procedimento centralizado para distribuição de ajuda, a fim de evitar abusos e fortalecer o controle.
Ucranianos que estão na Alemanha desde 2022, quando o país lhes concedeu proteção temporária sem precisar solicitar abrigo, permanecerão sob condições prévias para receber benefícios sociais. Hoje, aproximadamente 1,25 milhão de refugiados ucranianos vivem na Alemanha, a maioria dos quais são mulheres e crianças.
Recordemos que anteriormente foi relatado que a Comissão Europeia anunciou planos para o futuro estatuto dos ucranianos.