A Ucrânia planeja lançar o “Sistema de Gerenciamento de Edifícios de Apartamentos” (AMD), que foi projetado para simplificar o acesso aos dados habitacionais, bem como reduzir a corrupção nesta área.
Isto foi relatado pela URA-Inform com referência ao serviço de imprensa do Ministério do Desenvolvimento das Comunidades e Territórios.
O serviço de imprensa do Ministério do Desenvolvimento das Comunidades e Territórios, que se referiu à resolução relevante de o Gabinete de Ministros informou que estão agora a preparar um projecto piloto, o sistema será implementado nos próximos dois anos.
O novo sistema irá realizar as seguintes tarefas :
— introdução de uma abordagem digitalizada unificada para a gestão de edifícios de apartamentos;
— ampliar o acesso a informações sobre o estado técnico dos imóveis dos coproprietários de prédios de apartamentos;
— usando ferramentas para coletar dados necessários para tomar decisões sobre políticas habitacionais — tanto nas comunidades quanto em nível estadual.
O departamento espera que o SUMS “minimize o impacto negativo do fator humano na grande maioria dos processos de gestão de edifícios de apartamentos”. Em particular, isso afetará a realização de reuniões de coproprietários de habitação e a publicação de atas dessas reuniões.
“Devido à digitalização dos processos, o componente de corrupção é eliminado. E a nível estadual, a introdução e desenvolvimento de um sistema de gestão para edifícios de apartamentos é um componente importante da reforma da política habitacional”, — afirmou o ministério.
Também ficou conhecido que na Ucrânia eles estão planejando realizar uma reforma do ensino médio: haverá menos disciplinas obrigatórias.