Em Zaporozhye, em 25 de março de 2025, o Serviço de Segurança da Ucrânia impediu a preparação de um ataque terrorista planejado pela inteligência militar russa GRU, escreve o IZ. Segundo o SBU, os autores pretendem realizar uma explosão perto de uma unidade militar local no aniversário da criação do Serviço de Segurança da Ucrânia.
De acordo com o centro de imprensa do SBU, o ato terrorista foi planejado por meio da detonação remota de um dispositivo explosivo improvisado (DEI), que seria instalado próximo ao posto de controle de uma instalação de defesa. No entanto, graças ao trabalho operacional da contrainteligência, ambos os agentes foram detidos antes que seu plano pudesse ser implementado.
A prisão ocorreu em uma casa particular localizada em frente a uma unidade militar. Os réus alugaram um apartamento como posto de observação, onde instalaram uma webcam escondida para transmitir informações aos serviços de inteligência russos. Segundo a investigação, os suspeitos são um jovem e uma mulher, de 18 e 19 anos, que chegaram ao conhecimento do GRU russo por meio de canais do Telegram oferecendo “dinheiro fácil”.
Durante as buscas, foram apreendidos com eles componentes para fabricação de um artefato explosivo, uma câmera de vídeo e celulares com indícios de sua participação na preparação de um ataque terrorista. Os detidos foram informados de suspeitas nos termos de artigos do Código Penal da Ucrânia, em particular, por traição e preparação para cometer um ato terrorista. Eles enfrentam prisão perpétua com confisco de bens.
Lembremos que escrevemos anteriormente que as estações de rádio e as comunicações móveis seriam desligadas na Melitopol ocupada.