O país ajudou a exportar 29 milhões de toneladas de grãos nacionais.
Victor Ponta
Victor Ponta, candidato ao segundo turno das eleições presidenciais na Romênia, disse que pretende acabar com a prática de trânsito de grãos ucranianos para o porto de Constança, no Mar Negro, para posterior exportação.
Segundo a Reuters, o político alega que, devido à ajuda à Ucrânia, os agricultores romenos supostamente “sofreram porque não receberam acesso suficiente à infraestrutura portuária”.
A Romênia, ao longo de mais de três anos de invasão russa em grande escala, exportou 29 milhões de toneladas de grãos da Ucrânia, tornando-se a maior rota alternativa diante da destruição de portos nacionais e ataques a navios civis no Mar Negro pelo agressor.
Ponta diz que não se oporá a outras iniciativas destinadas a ajudar a Ucrânia, como o trânsito de armas e o treinamento de pilotos ucranianos para pilotar aeronaves F-16.
O programa do candidato presidencial também inclui apoio à adesão da Moldávia à UE, um aumento nos gastos com defesa para 3% do PIB e uma parceria estratégica com a Polônia e a Turquia.
- Segundo pesquisas, o político de extrema direita George Simion, que substituiu o suspenso Calin Georgescu, tem mais chances de vencer o primeiro turno das eleições presidenciais em maio.