Canais russos do Telegram estão distribuindo deepfakes supostamente envolvendo militares ucranianos.

Centro de Combate à Desinformação: O inimigo está espalhando deepfakes sobre o suposto isolamento de tropas ucranianas na região de Kursk

Foto ilustrativa

A propaganda hostil continua a espalhar falsificações sobre o suposto cerco de tropas ucranianas na região de Kursk, alerta o Centro de Combate à Desinformação do Conselho de Segurança e Defesa Nacional da Ucrânia.

Canais russos do Telegram estão distribuindo vídeos de “militares ucranianos” alegando que estão cercados por território russo.

“Na verdade, esses vídeos são criados usando tecnologia deepfake. Isso pode ser facilmente notado por movimentos labiais e expressões faciais não naturais, características faciais artificiais e pronúncia distorcida, leve oscilação da imagem e oclusão (fechamento dos dentes)”, explica o Center for Countering Disinformation.

A agência observa que não há cerco de militares ucranianos na região de Kursk . Isto foi afirmado mais de uma vez pelo Presidente da Ucrânia, pelo Comandante-em-Chefe das Forças Armadas da Ucrânia e pelo Estado-Maior.

Inteligência britânica: o avanço da Rússia na Ucrânia vem diminuindo mensalmente desde novembro de 2024

“O objetivo dessas mentiras é minar a confiança no exército e no comando ucranianos, criar pânico entre os cidadãos e desmoralizar os militares”, observa o Centro de Combate à Desinformação.

lb.ua

By Jake

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *