Agora temos três cenários prováveis para o desenvolvimento de eventos: otimista, pessimista e realista.
URA-Inform relata isso com referência ao Charter97.
A implementação de cada um deles depende do nível de apoio à Ucrânia por parte dos parceiros internacionais, dos preços do petróleo e da estabilidade da economia russa.
Cenário optimista
Depois de o Kremlin se ter recusado a negociar nos termos dos EUA (por exemplo, o plano de Trump foi publicamente rejeitado), a Casa Branca está a mudar de estratégia. Para um diálogo bem-sucedido, a Ucrânia deve estar armada ao máximo e a Rússia deve estar numa situação crítica. A Ucrânia recebe suprimentos significativos de armas modernas sem demora, e a Rússia enfrenta sanções crescentes e queda nas receitas do petróleo devido ao aumento da produção nos Estados Unidos.
No verão, a Ucrânia começa a vencer na frente: as Forças Armadas Ucranianas As forças realizam contra-ataques bem-sucedidos e a Rússia A crise económica está a intensificar-se, os stocks de armas estão a diminuir e os ataques de mísseis ucranianos estão a causar graves danos. Nessas condições, Moscou pede paz, aceitando as condições de Kiev e do Ocidente.
Cenário pessimista
Esta opção é semelhante à otimista, mas sua implementação é estendida ao longo do tempo. O fornecimento de armas é lento e em quantidades insuficientes. A China e a Coreia do Norte continuam apoiando a Rússia econômica e militarmente. Apesar dos problemas, Pequim está fortalecendo sua posição nas negociações com os Estados Unidos.
Como resultado, Washington e Pequim chegam a um acordo, e a Rússia não é mais necessária. Seus interesses são ignorados e ela se torna vítima desse acordo. Nessa época, a Ucrânia se tornou um ator regional importante e um reduto dos Estados Unidos. O fim do conflito está previsto para o final de 2025 ou início de 2026.
Cenário realista
Esta é uma mistura das duas primeiras opções. Moscou está se tornando uma moeda de troca nas negociações entre os EUA e a China. Neste jogo, a Rússia não tem outra opção senão aceitar seu papel de jogador secundário. O fim do conflito é visto mais perto do final de 2025.
Vale a pena notar que todos os três cenários enfatizam a necessidade de fortalecer a Ucrânia e enfraquecer a Rússia para alcançar a paz.
Lembre-se de que foi relatado anteriormente que o Bundestag anunciou negociações importantes sobre a guerra na Ucrânia: a data foi nomeada.