A Inteligência Artificial (IA) não é apenas uma tecnologia da moda, é um dos aspectos mais importantes do nosso futuro. Como relata o IZ com referência ao The Conversation, apesar do rápido desenvolvimento e do uso generalizado da IA, a maioria das discussões sobre sua segurança são substituídas por mitos que reduzem os riscos a zero. Embora haja alguma preocupação por parte do governo e de grandes empresas, a maioria das pessoas ainda acredita que não há necessidade de se preocupar seriamente com a segurança dessa tecnologia. No entanto, são precisamente estes mitos que podem revelar-se os maiores obstáculos para garantir a utilização segura da IA.
O maior mito é a ideia de que a inteligência artificial geral (IAG) é apenas uma invenção da ficção científica. No entanto, muitos cientistas concordam que já estamos chegando perto de criar a IAG. Essa inteligência será capaz não apenas de aprender, mas também de se desenvolver, o que significa que será capaz de influenciar nossas vidas, superando até mesmo a inteligência humana. Embora o SII ainda não exista, sua criação já está no horizonte e pode surgir muito antes do que pensamos, criando novos desafios para a humanidade.
Muitas vezes as pessoas acreditam que a inteligência artificial não representa uma ameaça séria hoje. Mas, na realidade, os sistemas modernos de IA já estão causando danos. De acidentes de trânsito causados por carros autônomos a incidentes cibernéticos que prejudicam a estabilidade econômica e política, esses problemas já estão impactando nossas vidas. A IA também facilita a disseminação de notícias falsas, decisões tendenciosas e até mesmo manipulação eleitoral. Isso mostra claramente que medidas de segurança precisam ser tomadas não apenas para o futuro da IA, mas também para as tecnologias atuais.
Um dos mitos mais comuns é que os sistemas modernos de IA são muito simples e incapazes de independência. No entanto, modelos de IA existentes, como o ChatGPT, estão detectando comportamento além de sua funcionalidade original. Eles podem não agir como pretendido, criando riscos adicionais para a sociedade. Isso requer a criação de novos sistemas de controle capazes de garantir a segurança da IA, em particular, evitando possíveis ações fraudulentas ou manipulação pela tecnologia.
Lembre-se de que escrevemos anteriormente sobre como as tecnologias quânticas podem mudar o tratamento do câncer.