A recente conversa telefônica entre os presidentes da Ucrânia e dos Estados Unidos, Volodymyr Zelensky e Donald Trump, foi um passo importante na política internacional. O diálogo deu continuidade às discussões iniciadas com Vladimir Putin. Trump disse que a conversa com Zelensky foi produtiva e focada nas necessidades da Ucrânia e da Rússia.
Isto foi relatado pela URA-Inform, citando politexpert.net .
O tópico principal da conversa foram questões de defesa, incluindo apoio à Ucrânia na forma de sistemas de defesa aérea, como os complexos Patriot. Trump prometeu ajudar a Ucrânia nessa direção e também discutiu o fortalecimento da troca de informações de inteligência entre os departamentos de defesa de ambos os países.
Zelensky expressou gratidão pelo apoio dos EUA, incluindo o fornecimento de mísseis antitanque Javelin. Ele também enfatizou a importância de proteger a infraestrutura energética da Ucrânia, oferecendo aos Estados Unidos o envolvimento na gestão das usinas nucleares da Ucrânia para melhorar sua segurança.
No passado, escrevemos sobre qual será o próximo passo na guerra após as negociações de Trump com Putin? Previsão de Scholz e Macron .
Uma questão importante são as negociações de cessar-fogo energético que continuarão na Arábia Saudita. Espera-se que a reunião leve a uma expansão do cessar-fogo no Mar Negro e possivelmente a um cessar-fogo completo.
Além disso, os Estados Unidos continuarão a compartilhar inteligência com a Ucrânia, apesar dos protestos de Putin, ressaltando seu compromisso em apoiar a segurança da Ucrânia.
Também informamos quando Israel concordará com um cessar-fogo e como Netanyahu ameaçou o Hamas?