Serviço de Segurança da Ucrânia conduziu uma operação especial bem-sucedida para deter um agente de alto escalão do FSB que trabalhava nos serviços especiais ucranianos. O traidor era o chefe do Quartel-General do Centro Antiterrorista do SBU, Coronel Dmitry Kozyura, que havia colaborado secretamente com a inteligência russa por muitos anos.
Isso foi relatado pela URA-Inform, citando a página do SBU no Facebook.
De acordo com o chefe do SBU, Vasyl Malyuk, 14 episódios de atividade criminosa do detido foram documentados. A operação para identificá-lo foi extremamente complexa e incluiu toda uma série de medidas, entre elas:
1. Penetrar nos dispositivos do traidor usando backdoors de software criptografado.
2. Instalação de vigilância de áudio e vídeo.
3. Realizar outras ações operacionais e técnicas.Como resultado, os agentes do SBU coletaram evidências exaustivas de sua conexão com o FSB e também registraram fatos de coleta e transmissão de informações confidenciais para serviços especiais russos. É interessante que a contrainteligência ucraniana tenha usado o traidor para seus próprios propósitos por um longo tempo, enviando desinformação ao inimigo por meio dele. “No início, isso aconteceu como parte de atividades de contrainteligência e, depois, durante processos criminais”, disse Malyuk.
É relatado que os detalhes desta operação especial de alto perfil, que desferiu um golpe sério nas agências de inteligência russas, serão tornados públicos em um futuro próximo.
Gostaríamos de lembrar que os procedimentos pré-julgamento foram iniciados contra Umerov. investigação: tornou-se conhecido o que aconteceu.