Os gatos têm uma capacidade incrível de sentir mudanças no estado físico ou emocional de seus donos.
Isso é relatado pela URA-Inform com referência a Ukr.media.
Quando os donos estão passando por momentos difíceis, os pets ficam mais atentos: é mais provável que estejam por perto, ronronem ou até lambam as mãos, expressando apoio. Mas como os gatos fazem isso? A ciência oferece várias explicações.
Olfato sensível
O olfato de um gato é 14 vezes mais apurado que o de um ser humano. Graças a isso, os animais detectam até as menores alterações no odor corporal, que podem indicar estresse, ansiedade ou doença.
Observação e intuição
Os gatos são naturais observadores. Eles percebem e respondem a mudanças sutis no comportamento de seus donos, como tom de voz, expressão facial ou mudanças de movimento.
Rronronar como terapia
Rronronar não é apenas uma forma de expressar prazer. Tem um efeito calmante nas pessoas, e a frequência vibratória pode estimular o processo de cura e reduzir os níveis de estresse.
Resposta à dor
Se o proprietário estiver sentindo dor física, o gato pode demonstrar maior atenção deitando-se ao lado dele ou abraçando-o com as patas. Esta é uma forma única de conforto.
Apoio ao estado psicoemocional
Os gatos têm um efeito positivo na psique dos seus donos, ajudando-os a lidar com a situação. com ansiedade e depressão. Sua presença e interação com eles proporcionam uma sensação de calma e carinho.
Quando seu amigo peludo fica com você em momentos difíceis, é a maneira dele de mostrar que se importa. E mesmo que tal gesto não tenha palavras, diz mais do que pode ser expresso.
Também ficou conhecido um animal que pode passar oito meses sem comida e água: os cientistas revelaram como ele consegue faça isso.
Źródło informacji