O café da manhã é considerado uma das refeições mais importantes. Ele não apenas acelera seu metabolismo pela manhã, mas também impacta diretamente seus níveis de energia, concentração e bem-estar geral ao longo do dia. No entanto, muitas pessoas ainda ignoram a refeição matinal, sem perceber as consequências que ela pode ter para a saúde.
Isso foi relatado pela URA-Inform, citando Eating Well .
O cardiologista da Clínica Mayo, Dr. Francisco Lopez-Jimenez, ressalta que pular o café da manhã está associado a um risco maior de doenças cardiovasculares. “Comer de manhã ativa seu metabolismo e lhe dá a energia necessária para o dia”, explica ele.
A nutricionista Claire Rifkin acrescenta que o café da manhã é uma oportunidade de abastecer adequadamente o corpo. “Não é apenas uma refeição, mas um ritual importante para dar suporte ao corpo e à mente”, observa o especialista. Pular o café da manhã faz com que as pessoas sintam mais fome mais tarde, o que leva a comer demais ou fazer escolhas alimentares ruins.
É especialmente importante não pular o café da manhã para pessoas que estão controlando seu peso. Apesar da crença popular de que pular refeições pela manhã ajuda a perder peso, pesquisas mostram o contrário. Aqueles que tomam café da manhã regularmente têm menos probabilidade de serem obesos e têm níveis de açúcar no sangue mais estáveis.
A nutricionista Gaby Macpherson ressalta que pular o café da manhã sem um plano alimentar claro para o dia pode atrapalhar sua rotina e ser prejudicial à saúde. Para obter o máximo benefício, é recomendável começar o dia com alimentos ricos em fibras, proteínas e vitaminas – podem ser frutas, cereais integrais, ovos ou iogurte.
No passado, abordamos: lado direito ou esquerdo : qual é mais saudável para dormir?