Novo estudo descobre uma ligação entre o consumo de alimentos ricos em polifenóis e a desaceleração da degradação das funções cognitivas do cérebro relacionada à idade.
Isso foi relatado pela URA-Inform com referência ao Newsyou.
Os polifenóis contidos nesses produtos protegem as células neuronais e apoiam a saúde do microbioma intestinal, que juntos ajudam a manter a clareza mental.
O estudo, que durou 12 anos, monitorou a saúde cognitiva de 842 pessoas sem demência . Os participantes foram submetidos a testes neuropsicológicos regulares para avaliar mudanças em suas habilidades mentais. Os resultados mostraram que uma dieta rica em polifenóis foi associada a um declínio cognitivo mais lento.
Principais alimentos e bebidas destacados pelos pesquisadores:
- Cogumelos.
- Vinho tinto (com moderação).
- Café.
- Cacau.
< li >Chocolate amargo.
Pesquisadores explicam que os polifenóis presentes nesses alimentos protegem o cérebro do estresse oxidativo, um dos principais fatores do envelhecimento. Além disso, essas substâncias promovem um equilíbrio saudável do microbioma intestinal, que desempenha um papel importante nos processos cognitivos.
Lembre-se de que anteriormente foi relatado sobre como reconhecer a insuficiência cardíaca: os médicos informaram quais sintomas indicam a doença.