Às vezes não percebemos como o interlocutor perde o interesse na conversa, mas seu corpo e suas respostas podem nos dar sinais claros. Psicólogos identificam vários sinais claros de tédio aos quais você deve prestar atenção para encerrar a conversa a tempo.
A URA-Inform relata isso.
O primeiro sinal são respostas monossilábicas como “uh-huh”, “legal” ou repetir a mesma frase. Se o interlocutor responder a perguntas ainda mais complexas com essas palavras, é um sinal claro de que ele está entediado.
Outro sinal é quando o interlocutor começa a demonstrar uma expressão facial monótona, sem alterá-la, independentemente do assunto da conversa. Nesse caso, você pode tentar mudar de assunto e falar sobre algo neutro, como o clima, esportes ou um filme. Se depois disso a outra pessoa continuar entediada, então o problema provavelmente está em você e não no assunto.
Também vale a pena prestar atenção ao comportamento do interlocutor. Se ele de repente começar a fazer perguntas inesperadas ou interromper, isso pode indicar que ele não está interessado e está tentando mudar de assunto para refrescar a conversa.
Se a pessoa com quem você está falando não estiver olhando para você e estiver focada no celular, é um sinal claro de que a conversa ficou longa demais para ela. Isso é especialmente perceptível se uma pessoa começa a fingir que lê mensagens, mesmo que não haja notificações.
Por fim, se a pessoa com quem você está falando estiver curvada ou adotando posturas fechadas, como cruzar os braços ou as pernas, isso pode significar que ela não está interessada na conversa e está apenas esperando você terminar.
Também escrevemos o que um rato significa em um sonho: interpretações do símbolo e detalhes do sonho de acordo com os livros de sonhos .