TwitterLinkedIn

Jantar tarde é um assunto que causa muita controvérsia entre pessoas que se preocupam com saúde e nutrição. Muitos de nós estamos acostumados a jantar tarde, especialmente se o dia foi corrido e não houve tempo suficiente para comer. No entanto, cientistas dizem que comer tarde pode ter efeitos negativos, especialmente em funções cognitivas, como a memória.

Isto foi relatado pela URA-Inform, citando o Novosti24.

Uma pesquisa da Escola de Medicina David Geffen mostra que comer tarde da noite pode interromper os ciclos normais do sono, o que por sua vez afeta a capacidade do cérebro de lembrar informações. Comer mal à noite, especialmente se consistir em alimentos gordurosos ou pesados, pode retardar o processo de digestão, o que leva à má qualidade do sono. E o sono insuficiente ou interrompido está diretamente ligado à deterioração da memória e da capacidade de aprendizagem.

Além disso, jantar tarde pode fazer com que os níveis de açúcar no sangue aumentem, o que ativa a insulina. Altos níveis de insulina à noite podem dificultar o funcionamento adequado do cérebro e podem afetar negativamente sua capacidade de lembrar informações e processar dados.

Outro aspecto importante é que comer tarde pode afetar os níveis de hormônios como a melatonina e o cortisol, responsáveis pela regulação do sono e da vigília. Comer muito tarde da noite pode reduzir seus níveis de melatonina, que ajuda você a adormecer, o que também pode prejudicar sua qualidade de sono e, como resultado, prejudicar sua memória.

Portanto, para melhorar a memória e a função cognitiva, é importante seguir uma dieta e evitar jantares tarde. Cientistas recomendam jantar de 2 a 3 horas antes de dormir para dar tempo ao corpo de digerir os alimentos e se preparar para dormir.

No passado, relatamos por que um smartphone pode desligar sozinho?

Fonte de informação

By Jake

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *