Muitas pessoas acreditam que a memória humana não é confiável e propensa a erros constantes. No entanto, vários estudos mostram que a memória, especialmente a de longo prazo, é bastante precisa e estável. Como relata o IZ com referência à Psychology Today, uma pesquisa feita por Marigold Linton e Willem Wagenaar indica que uma pessoa é capaz de lembrar com precisão milhares de eventos de sua vida, mesmo muitos anos depois. Uma característica importante da memória é sua capacidade de reter memórias precisas de momentos emocionalmente significativos, como os primeiros anos de universidade ou decisões importantes da vida, que ajudam a formar impressões para os anos seguintes.
Apesar da opinião comum de que eventos cotidianos são rapidamente esquecidos, na verdade, uma pessoa é capaz de se lembrar deles com alta precisão. Em um estudo conduzido por William Brewer, os participantes registraram suas atividades diárias após “bipes” aleatórios. Os resultados do estudo mostraram que, mesmo após seis meses, a maioria dos participantes lembrava com precisão os detalhes de suas ações no momento da notificação, indicando a capacidade da memória de reter eventos comuns da vida cotidiana.
Além disso, a memória não desaparece rapidamente com o tempo, como muitas vezes se acredita. A memória de eventos importantes ou mesmo traumáticos pode ser armazenada em detalhes vívidos ao longo da vida. Isso se aplica não apenas a situações estressantes, mas também a eventos comuns que tiveram um significado importante para uma pessoa. A memória retém esses detalhes mesmo depois de muito tempo e, embora o acesso a eles possa se tornar difícil, as memórias em si permanecem impressionantes e detalhadas.
Frequentemente associamos erros de memória à sua falta de confiabilidade, mas isso nem sempre é verdade. Casos em que testemunhas prestam depoimentos imprecisos devido ao estresse ou à falta de atenção aos detalhes não são indicativos de falta de confiabilidade geral da memória. A memória registra seletivamente apenas aqueles momentos que são importantes para uma pessoa, enquanto outros podem não ser preservados devido à sua insignificância em um determinado momento. Isso não significa que a memória não seja confiável em geral, porque seu funcionamento geralmente depende do contexto da situação.
Lembre-se de que escrevemos anteriormente sobre por que sonhamos em cair de uma altura.