O famoso médico americano Eric Berg observou que com a idade as rugas surgem devido à diminuição do nível de colágeno nos tecidos conjuntivos.
URA-Inform relata isso com referência a Eric Berg.
O especialista explicou que uma série de fatores, como a radiação ultravioleta, alguns antibióticos, o consumo excessivo de açúcar e uma alimentação desequilibrada, contribuem para a destruição do colágeno e aceleram o processo de envelhecimento.
O colágeno é uma proteína chave que fornece força e estrutura à pele, ossos, músculos, tendões e ligamentos. O corpo o sintetiza a partir de aminoácidos fornecidos com os alimentos, mas após 20 anos essa capacidade diminui gradualmente. Segundo ele, aos 40 anos, o corpo perde cerca de 25% de colágeno.
Dr. Berg observa que a atividade física é uma das melhores formas de estimular a produção de colágeno. Ele recomenda focar em pranchas, exercícios excêntricos e sprints.
A vitamina C também é importante para a produção de colágeno, que é encontrada, por exemplo, no chucrute, uma das melhores fontes dessa vitamina.
Mais Um elemento importante é a vitamina K2, que mantém uma pele saudável. É encontrada no fígado, na gema do ovo e na manteiga.
O médico também secreta vitamina D, que ajuda a prevenir a perda de colágeno, e zinco, necessário para a cicatrização de feridas e melhora da condição da pele. Suas fontes são ostras, carne vermelha e fígado.
Lembre-se que foi relatado anteriormente sobre vitaminas que retardam o envelhecimento: os médicos disseram que elas deveriam ser adicionadas à dieta.