Além disso, no Dia de São Nicolau, órfãos e crianças privadas de cuidados parentais que são criados em famílias de tutores ou curadores receberão um adicional de mil hryvnias para cada criança de cada vez.
>O primeiro-ministro Denis Shmigal disse que o governo deu os primeiros passos para introduzir um pacote abrangente de “Apoio de Inverno” para as famílias ucranianas e continua a adicionar novos programas e iniciativas.
Ele disse isso em 26 de novembro, durante uma reunião. reunião do Gabinete de Ministros. .
Ele observou que uma das prioridades é a proteção das crianças ucranianas, que devem receber as condições mais seguras, confortáveis e favoráveis para a vida, aprendizagem e desenvolvimento. A componente infantil do Apoio de Inverno inclui vários itens.
Entre eles está o programa “Inverno Quente”: assistência monetária única para as crianças passarem o inverno. Durante o mês de dezembro, todas as famílias de baixa renda, bem como famílias de deslocados internos que tenham crianças ou adultos com deficiência do grupo I, receberão 6.500 UAH por cada criança. São fundos para comprar agasalhos, sapatos e outras coisas que as crianças precisam no inverno.
Hoje adotamos uma resolução correspondente dando início a este programa.
Além disso, como disse Shmigal, no Dia de São Nicolau, órfãos e crianças privadas de cuidados parentais, criadas em famílias de tutores ou curadores, receberão mil hryvnias adicionais para cada criança de cada vez.
A iniciativa correspondente será implementada no âmbito do “Apoio de Inverno”. A UNICEF fornece recursos financeiros para este programa.
“Também continuamos a reformar o sistema de cuidados e apoio às crianças na Ucrânia. Para o efeito, adotámos hoje a Estratégia para garantir o direito de cada criança a crescer num ambiente familiar e um plano de medidas para a sua implementação”, disse Szmigal.
Ele observou que os principais objetivos da a Estratégia consiste num apoio abrangente às famílias biológicas, para que as crianças não acabem em instituições de acolhimento. Trata-se de educação inclusiva, medicina de qualidade, serviços sociais eficazes, apoio comunitário, etc.
A estratégia está desenhada até 2028 e a sua implementação começa agora. Para este efeito, serão envolvidos ministérios e departamentos responsáveis.
Anteriormente, o Ministério da Economia explicou como receber 1000 hryvnia de “apoio de inverno”. Estamos a falar de um pagamento único que estará disponível para cidadãos localizados na Ucrânia, em particular crianças.