A Ucrânia enfrenta um problema único: com dois milhões de desempregados, muitos setores da economia enfrentam uma escassez de trabalhadores.
Isto é relatado pela URA-Inform com referência ao Canal de telegrama “Política do País” .
De acordo com o chefe do Clube de Discussão Econômica, Oleg Pendzin, a escassez mais aguda de pessoal é sentida nas ocupações operárias e na logística. Há uma escassez específica de motoristas, o que cria problemas adicionais nas cadeias de abastecimento.
Ao mesmo tempo, há um excesso de especialistas em áreas como economia, direito e jornalismo.
Para resolver o problema, medidas abrangentes. Em primeiro lugar, reformar o sistema de ensino profissional para adaptá-lo às realidades modernas.
Em segundo lugar, apoiar a reciclagem de pessoal, o que permitirá que pessoas com especialidades desatualizadas possam dominar novas profissões. Em terceiro lugar, a criação de condições de trabalho atractivas, incluindo salários competitivos e garantias sociais.
A redução do desemprego e a superação da crise de pessoal exigem esforços conjuntos do Estado, das empresas e das instituições educativas. A Ucrânia tem potencial para resolver estes problemas e o sucesso nesta área será um passo importante para o desenvolvimento económico sustentável.
Também surgiram informações sobre se a guerra na Ucrânia terminará após a queda dos preços do petróleo.