Diplomatas americanos pediram ao Departamento de Estado para excluir programas da USAID relacionados à Ucrânia do programa geral. A questão surge após uma ordem do Secretário de Estado Marco Rubio que suspendeu a maioria dos programas estrangeiros por 90 dias. Em particular, estamos falando de projetos que visam apoiar a educação e a vacinação na Ucrânia.

IZ escreve sobre isso com referência ao Financial Time.

A USAID na Ucrânia suspendeu temporariamente as ordens de “parar o trabalho”, aguardando uma decisão oficial de Washington. Diplomatas do Bureau de Assuntos Europeus e Eurasiáticos observam a importância de continuar a implementar programas destinados a apoiar os cidadãos ucranianos. Apesar da ordem de congelamento, autoridades da USAID continuam buscando maneiras de apoiar organizações parceiras.

Algumas organizações na Ucrânia já receberam ordens para cessar imediatamente o trabalho em contratos da USAID. Isso complicou a implementação de projetos importantes, mas os próprios contratantes observam que estão prontos para retomar as atividades assim que receberem permissão oficial. Enquanto isso, os parceiros ucranianos da USAID aguardam esclarecimentos sobre a possível retomada do financiamento.

Lembre-se de que o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky confirmou que o congelamento não afetou a ajuda militar. Os Estados Unidos continuam apoiando a Ucrânia por meio de programas de fornecimento de armas de armazéns e contratos para a produção de armas. Desde o início da invasão em larga escala da Rússia, os Estados Unidos forneceram à Ucrânia mais de US$ 65 bilhões em ajuda militar.

Source

By Jake

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *