O início de abril foi marcado por uma forte mudança na taxa de câmbio das principais moedas. Em 3 de abril, o euro deu um salto rápido, subindo mais de 1 hryvnia por dia. A taxa oficial do Banco Nacional quase atingiu 46 UAH/EUR , e o dinheiro em espécie até ultrapassou esse limite. Enquanto isso, o dólar americano está em queda: os bancos estão comprando-o a um preço significativamente menor que UAH 41 , escreve o IZ, citando material da TSN.

De acordo com finance.ua e minfin.com.ua, a instabilidade começou no mercado de câmbio em 3 de abril. O euro atingiu a marca de 46,00 UAH na venda, enquanto o dólar caiu para um preço médio de venda de 41,52 UAH. Na sexta-feira, 4 de abril, a taxa de câmbio do euro caiu ligeiramente, mas ainda permaneceu alta – 45,95 UAH. O dólar, por sua vez, continuou caindo para 41,40 UAH. Em 6 de abril, a taxa de câmbio do dólar era de UAH 41,35 para venda e UAH 40,76 para compra, enquanto o euro era negociado a UAH 45,80 e UAH 44,90, respectivamente.

O mercado ilegal também respondeu às mudanças: de acordo com o serviço de câmbio, em 3 de abril o euro subiu de preço para venda para UAH 46,05, e para compra para UAH 45,30. O dólar, no entanto, demonstrou a dinâmica oposta – um declínio de mais de 40 copeques. dentro de uma semana. A taxa oficial do NBU confirmou o fortalecimento da hryvnia: na segunda-feira, 7 de abril, o dólar foi fixado em 41,19 UAH , e o euro em 45,55 UAH .

Analistas acreditam que o motivo do rápido aumento do valor do euro é a decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, de introduzir tarifas comerciais globais. “A decisão sem precedentes de Trump de impor tarifas comerciais afetou imediatamente o valor do dólar e do euro na Ucrânia”, explicou o economista Andrey Zablovsky. Ele também observou que a situação é circunstancial e não indica uma tendência de longo prazo.

Durante a semana de 7 a 13 de abril, analistas estão fazendo previsões cautelosas. Oleg Pendzin acredita que o dólar pode continuar a cair lentamente, mas até o final da semana ele se estabilizará na faixa de 41,20–41,30 UAH. No que diz respeito ao euro, novas flutuações dependem do desenvolvimento da situação do comércio internacional. Andrey Shevchishin também espera uma leve depreciação do dólar, mas aponta para uma possível retomada do crescimento do euro devido às tensões comerciais.

Quanto aos conselhos à população, os especialistas expressaram opiniões diferentes. Zablovsky recomenda evitar transações cambiais por enquanto e, se necessário, fixar os lucros de compras antigas de euros investindo em títulos do governo denominados em hryvnias. Shevchishin aconselha o oposto – comprar o dólar enquanto ele está ficando mais barato e se preparar para os desafios econômicos. Pendzin enfatiza a confiança na hryvnia: “Comprar dólares em espécie debaixo do colchão não é lucrativo há mais de três meses.”

De acordo com o NBU, desde o início do ano, os depósitos em moeda estrangeira diminuíram em UAH 1,2 bilhão, enquanto aqueles em hryvnia aumentaram em UAH 14 bilhões. Além disso, mais de 98% dos depositantes têm valores de até 200 mil rublos em suas contas. UAH Isso, de acordo com especialistas, indica um interesse crescente em instrumentos de hryvnia entre os ucranianos comuns.

Vale lembrar que foi relatado anteriormente que os ucranianos devem ver um aumento nos preços dos produtos vindos dos EUA.

Fonte de informação

By Jake

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *