Fuminori Tsuchiko não precisará mais deixar o país.
Fuminori Tsuchiko
O prefeito de Kharkiv, Igor Terekhov, relatou em sua página do Telegram que o lendário voluntário japonês Fuminori Tsuchiko finalmente conseguiu registrar sua residência na cidade com base em uma autorização de residência temporária.
Graças ao registro e à renovação do código de identificação, o homem, conhecido em toda a Ucrânia por suas ações para aliviar a grave situação humanitária em Kharkov, não precisará mais retornar à sua terra natal para continuar sua estadia em nosso país.
Em 2022, o Sr. Fuminori começou a ajudar os moradores de Kharkiv com remédios e alimentos e viveu com eles no metrô durante o bombardeio russo. Mais tarde, o aposentado abriu um café em Saltovka, onde distribuía almoços gratuitos aos moradores da cidade, e também uma sala-biblioteca para crianças. O japonês recebeu o prêmio de “Lenda Nacional da Ucrânia”.
Em janeiro de 2024, ele reclamou da impossibilidade de obter autorização de residência. O Serviço Estatal de Migração explicou então que o voluntário não havia fornecido os documentos necessários para formalizar sua permanência legal na Ucrânia e que o prazo anterior já havia expirado. No final, as nuances legais foram resolvidas.