O Ministério das Relações Exteriores quer ver nosso país na Aliança.
Elina Valtonen em Kiev
Durante uma visita a Kiev, a Ministra dos Negócios Estrangeiros e chefe da presidência finlandesa da OSCE, Elina Valtonen, disse que acredita que o Artigo 5.º do Tratado do Atlântico Norte é a única garantia efectiva de segurança para a Ucrânia.
Como escreve a Reuters, o topo O diplomata finlandês apoiou a adesão da Ucrânia à NATO e manifestou a esperança de que isso acontecesse “não a muito longo prazo”.
Valtonen recordou que há três anos não era suficiente Quem pensou que a Finlândia e a Suécia se juntariam à Aliança, mas isso já é um fato. Portanto, a Ucrânia também deve lutar pela adesão plena, porque “ninguém sabe o que pode acontecer e quando”.
O Ministério das Relações Exteriores da Finlândia apoia o apelo do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, para aumentar os gastos com defesa de 2% para 5% % do PIB para cada membro da OTAN. Valtonen acredita que a Europa pode fazer mais pela sua segurança.
Durante sua coletiva de imprensa, Trump falou negativamente sobre a adesão da Ucrânia à OTAN, afirmando que “pode entender o sentimento” do ditador Putin em relação à sua relutância em ver nosso país na Aliança.