Como relata o IZ com referência à Psychology Today, os cães são capazes de expressar suas emoções, mas o fazem de forma diferente. Em particular, sua estrutura facial fisiológica com flexibilidade limitada dos lábios e músculos faz com que os cães tenham apenas algumas expressões faciais importantes. Um que é frequentemente visto é quando o cão abre a boca ligeiramente e sua língua parece estar para fora. Essa expressão indica que o cão se sente calmo e contente, e é a mais próxima de um sorriso em humanos. Além disso, essa expressão é acompanhada de linguagem corporal que aumenta ainda mais a sensação de que o cão está em um estado confortável.
Fisiologicamente, os cães não podem ter a mesma flexibilidade de expressão facial que os humanos devido à maneira como seus lábios e músculos são estruturados. Uma estrutura muscular forte proporciona força, mas limita a capacidade de expressar emoções devido às diferentes nuances nos movimentos faciais. Como resultado, os cães só conseguem expressar um número limitado de emoções, e a maioria delas pode ser identificada por meio de sinais óbvios, como boca aberta e língua visível. Essa expressão, semelhante a um sorriso humano, indica que o cão está feliz e calmo.
Outro ponto importante é o fato de que essa expressão não é apenas um sinal físico, mas também social, que os cães usam para interagir com pessoas e outros animais. O rosto relaxado de um cão com a boca aberta é um sinal de que o animal não é ameaçador e está pronto para interação social. Isso permite que uma pessoa reconheça se o cão é amigável e calmo, ou talvez tenso ou ansioso. Como resultado da pesquisa, ficou claro que a maioria das pessoas reconhece facilmente essa expressão e a percebe como um sinal de que o cão não representa perigo.
Historicamente, essa expressão dos cães é conhecida há muito tempo. Por exemplo, no antigo Egito e na Mesoamérica, eles faziam brinquedos em forma de cães com bocas abertas e línguas visíveis, que simbolizavam sua alegria. Essa imagem permaneceu popular ao longo dos séculos e se tornou parte da herança cultural, indicando que pessoas de todas as culturas entenderam intuitivamente que os cães são capazes de expressar emoções por meio de seus rostos. Pesquisas científicas modernas confirmam essa observação, indicando que essa expressão facial é um aspecto natural e importante da comunicação emocional em cães.
Lembre-se de que escrevemos anteriormente sobre como o divórcio dos pais pode aumentar a probabilidade de derrame.