A Deputada Popular do Servidor do Povo, Vice-Presidente da Comissão Parlamentar de Orçamento, Lesya Zaburannaya, disse que a indexação em grande escala dos pagamentos de pensões é esperada na Ucrânia já em março de 2025.
Isso é relatado pela “URA-Inform” com referência a Lesya Zaburannaya.
Segundo previsões dos analistas, o recálculo será feito de acordo com a taxa de inflação de 13 a 17%.
Segundo Zaburannaya, a indexação mínima será de 100 hryvnia, a máxima — 1.500 hryvnias. Em geral, a indexação “ajustará os pagamentos de pensões”.
“Pessoas com idade entre 70 e 80 anos terão direito a um subsídio adicional de 300 a 570 hryvnia. Quanto às pensões especiais, a comissão parlamentar de política social está agora a trabalhar para alinhar e equilibrar estes pagamentos”, — ela explicou.
O Deputado do Povo também lembrou que o programa da ONU, que fornece apoio adicional a certos grupos de cidadãos, foi estendido na Ucrânia.
“Agora este programa abrange não apenas pensionistas, mas também crianças e pessoas com deficiência. A assistência é prestada aos cidadãos que vivem em oito regiões onde estão em curso hostilidades activas ou perto desta zona. O pagamento é calculado da seguinte forma: para um pagamento básico do Estado ou da assistência social, é cobrado o valor de 3.250 hryvnia. A ONU paga a diferença entre esse valor e o que o cidadão recebe”, — ela observou.
Ou seja, se uma pessoa receber uma pensão mínima de 2.400 hryvnia — ele pode se qualificar para 850 hryvnia de assistência.
Também ficou conhecido quem terá sua experiência no exterior levada em consideração na atribuição de uma pensão.