Agora vou procurar uma família para ele que lhe ofereça os devidos cuidados.
Os ocupantes russos levaram mais de 100 crianças de Mariupol para São Petersburgo para “reeducação”
Mais duas crianças ucranianas foram resgatadas da ocupação como parte da iniciativa Bring Kids Back UA. O primeiro filho é um menino, órfão quando sua mãe foi morta pelos russos.
Para salvar o menino, seu parente pediu ajuda. A criança foi evacuada, agora ela está segura e uma família está sendo procurada para ela, que lhe dará os devidos cuidados, disse o chefe do Gabinete Presidencial, Andriy Yermak.
“Também conseguimos evacuar uma menina e sua mãe, que não puderam sair por um longo tempo devido às restrições impostas pelas autoridades de ocupação. Agora elas estão em casa – no território controlado pela Ucrânia”, disse ele.
O retorno das crianças deportadas, bem como o resgate daquelas que permanecem sob ocupação, é uma das principais tarefas. Os russos militarizam crianças e adolescentes ucranianos no território ocupado, e também os sequestram e levam para a Rússia, onde mudam completamente seus nomes e dados de nascimento quando são adotados. Isso torna a busca por essa criança muito mais difícil.
De acordo com dados preliminares, a Rússia sequestrou pelo menos 20 mil crianças da Ucrânia.