Os países bálticos são contra permitir que algumas empresas da UE continuem a trabalhar com os russos.
< O Politico, citando suas próprias fontes nos círculos diplomáticos, afirma que dois os países que não permitiram a aprovação do 15º pacote de sanções da UE contra a Rússia foram a Lituânia e a Letónia.Nota-se que os países bálticos bloquearam o acordo devido ao facto de implicar uma extensão da permissão para alguns europeus. as empresas continuarão a trabalhar com os russos.
A UE introduziu tais exceções em 2022 devido a alegadas “dificuldades em sair do mercado russo”. No entanto, este esquema começou a ser abertamente abusado para obter justificação política para não interromper os negócios com a Federação Russa.
Os países líderes do bloco, França e Alemanha, não estavam prontos para retirar esta possibilidade do texto. do documento final de sanções, pelo que a decisão nunca foi tomada foi aceite. Mas a Comissão Europeia prometeu ter em conta os comentários da Lituânia e da Letónia ao preparar o próximo pacote de restrições.
- Os embaixadores da UE não conseguiram chegar a acordo sobre o 15º pacote de sanções que limitaria as atividades da “frota petrolífera paralela” russa.
< /ul >