Também criamos comitês especializados e tomamos a primeira decisão.
Yuri Dzhigir
Realizou-se a primeira reunião do conselho fiscal da empresa estatal “Agência de Aquisições de Defesa” do Ministério da Defesa, que iniciou os trabalhos no dia 17 de dezembro.
Como disse a Agência de Aquisições de Defesa em um declaração, Yuri Dzhigir foi eleito chefe do conselho fiscal. Também aprovamos o calendário de reuniões e criamos comitês:
- o comitê de auditoria incluiu Ekaterina Kuznetsova, que chefiou o comitê, Taras Chmut e Lukash Stolyarsky;
- O comitê de nomeação e remuneração incluía Yuri Dzhigir, que chefiou o comitê, Lukash Stolyarskie e Ekaterina Kuznetsova.
Apoie LB.UA – trabalhamos para você
Uma das primeiras decisões dos membros do Conselho Fiscal foi iniciar alterações nas Agências Charter. O Ministro da Defesa da Ucrânia, Rustem Umerov, foi informado sobre isso em carta oficial.
Conforme observado pela Agência, a última versão do Estatuto foi aprovada na véspera do início dos trabalhos do Conselho Fiscal. Esta revisão levantou preocupações sobre o cumprimento dos princípios da boa governança corporativa.
“Segundo os membros do Conselho de Supervisão, estas alterações limitam a independência do Conselho de Supervisão e criam condições prévias para interferência nas suas atividades. Além disso, a nova edição da Carta cria riscos de duplicação de funções, conflitos de interesses e abuso de poder devido à falta de uma distribuição clara e equilibrada de poderes entre o Ministério da Defesa, o Conselho Fiscal e a Agência”, diz a mensagem.
Portanto, foi proposta a integração das disposições da Carta. conformidade com os regulamentos e princípios de governança corporativa da OCDE. pertencerá a:
- coordenação dos projetos de estratégias, planos financeiros e estrutura organizacional da Agência; nomeação de diretor, estabelecimento de indicadores e avaliação de desempenho do diretor;
- coordenação de obrigações comerciais significativas, bem como acompanhamento da execução dos contratos celebrados pela Agência.
Em outubro, o Gabinete de Ministros formou conselhos de supervisão das agências de compras do Ministério da Defesa, incluindo a Agência de Aquisições de Defesa. Entre os membros independentes do conselho fiscal da Agência de Aquisição de Defesa:
- Patrick Auroy (tem mais de 30 anos de experiência em cargos de chefia em França no sector da defesa, bem como em estruturas da NATO. Foi Subsecretário Geral para o Investimento na Defesa, chefiou a Conferência dos Directores Nacionais de Armamento da NATO);
- Ekaterina Kuznetsova (trabalhou como diretora na PwC no Reino Unido);
- Lukasz Stolarski (trabalhou na NSPA NATO e gerenciou multinacionais equipes e logística complexa).
Os representantes do estado são o ex-vice-ministro da Defesa, Yuri Dzhigir, e o diretor da Fundação Come Back Alive, Taras Chmut.
- Em março de 2024, agências de compras anunciaram a seleção de empresas de recrutamento profissional no sistema Prozorro. Devem ajudar a selecionar membros independentes dos conselhos de supervisão. O vencedor da seleção para a Agência de Compras de Defesa foi a Telent Advisors LLC (Odgers Berndtson), e o Operador Logístico Estadual foi a World Executive Partners LLC (Heidrick & Struggles).
- Em seguida, essas empresas recrutadoras selecionaram e formaram candidatos que foram convidados para entrevistas com representantes do Ministério da Defesa.