O custo da transação para a criança variou de 50 a 70 mil euros.
bebê recém-nascido
A Agência de Busca e a Agência de Busca do Departamento de Investigação do Departamento de Polícia de Obolon em Kiev e o Serviço de Fronteiras do Estado expuseram um esquema em larga escala para a venda ilegal de recém-nascidos no exterior.
Isto foi afirmado por a chefe da ARMA, Elena Duma.
Segundo ela, o esquema foi organizado pelos proprietários de clínicas privadas em Kiev e Kharkov com a participação de advogados, tradutores e pessoal médico.
“O grupo operava sob o pretexto de barriga de aluguel, atraindo mulheres em circunstâncias de vida difíceis. Eles receberam uma oferta de 12 mil euros para participar do programa. Após o nascimento da criança, as mulheres foram forçadas a fornecer informações falsas durante o registo, a entregar a criança a estrangeiros e a dar permissão para que a criança fosse levada para o estrangeiro”, disse Duma, observando que o custo da transação para a criança variou de 50 a 70 mil euros.
No território da Ucrânia, foi possível identificar bens pertencentes a membros de um grupo criminoso. Entre eles:
- 24 objetos imobiliários,
- 9 terrenos,
- 10 veículos,
- 2,5 milhões de UAH,
- 4 objetos de propriedade intelectual.
Durante a investigação, foi estabelecido que os criminosos abriram contas bancárias em diferentes países, mudavam regularmente seus endereços de registro e viajavam muito, visitando resorts de elite ao redor do mundo.
Em cooperação com agências policiais estrangeiras, a ARMA descobriu veículos e contas bancárias no exterior, nos EUA, Romênia, Dinamarca e Alemanha. Também recebemos a confirmação da travessia da fronteira pelos participantes do esquema e sua comitiva.
- Em 2021, o Serviço de Segurança da região de Kharkiv expôs um grupo inter-regional de criminosos liderados por especialistas reprodutivos metropolitanos que tinha criado um esquema para “fornecer” bebês sob o pretexto de um programa de barriga de aluguel.
- Enquanto isso, no ano passado, a Itália aprovou a lei mais restritiva do Ocidente contra a barriga de aluguel internacional. Os potenciais pais que usam mães de aluguel no exterior são ameaçados com pena de prisão e multas pesadas.