Os preços do alho na Ucrânia atingem recordes indicadores.
Isso foi relatado pela URA-Inform com referência à EastFruit.
Segundo analistas, desde meados de dezembro, os preços do alho nas prateleiras das lojas ultrapassaram 200 hryvnias por quilo. Este é um recorde absoluto, porque mesmo durante a pandemia, o alho estava mais barato.
“O alho ficou mais caro devido a uma combinação de fatores. Em primeiro lugar, a demanda por ele cresceu na Europa. Especialistas atribuem isso ao aumento do número de emigrantes de países onde o alho é um componente importante da culinária nacional. Nos supermercados alemães e austríacos o preço médio ronda os 6 euros, embora existam casos com preços altíssimos de quase 20 euros por quilo”, — o relatório diz.
O aumento de preço também foi influenciado pelo fato de que a oferta é significativamente menor que a demanda pelo produto. Hoje, o principal produtor de alho é a Espanha, mas mesmo lá suas reservas estão se esgotando.
“Este ano, os produtores espanhóis de alho esgotaram completamente as suas reservas, o que não acontecia nos últimos três anos. Isso aconteceu devido às condições climáticas, ao aumento dos custos de mão de obra contratada e ao transporte. Agora, até mesmo fornecedores alternativos (da América do Sul) esgotaram seus estoques, o que permite que os preços subam até a nova temporada”, — disse Danny Dean, representante da empresa holandesa de importação de vegetais Denimpex.
A Ucrânia também está ficando sem seus suprimentos de alho. Portanto, é improvável que seu preço diminua no futuro próximo.
Também ficou conhecido o motivo do aumento de impostos na Ucrânia: Marchenko fez uma confissão.