O Banco Nacional da Ucrânia (NBU) está introduzindo novas regras para determinar a taxa de câmbio oficial da hryvnia. Em particular, o banco atualizará a lista de moedas para as quais a taxa de câmbio oficial será definida e também cancelará a lista de moedas para cálculos mensais. As mudanças entrarão em vigor em 31 de março de 2025.

Conforme relatado pelo IZ com referência ao NBU, a nova lista de moedas pelas quais a taxa de câmbio oficial da hryvnia será determinada incluirá 41 moedas estrangeiras e direitos especiais de saque (DSE). De acordo com as novas regras, esta lista incluirá moedas do primeiro grupo do Classificador de Moedas Estrangeiras e Metais Bancários, bem como moedas de países que fornecem pelo menos 95% do volume de comércio com a Ucrânia, de acordo com os dados da balança de pagamentos do ano anterior. A lista de moedas será ajustada a cada três anos.

O NBU também está introduzindo mudanças na frequência de definição da taxa de câmbio oficial para 11 moedas, incluindo o dinar argelino, o ringgit malaio e o rial saudita . Para eles, a taxa será definida diariamente, e não mensalmente, como acontecia antes. No entanto, para diversas moedas, como o rublo russo, o rublo bielorrusso e o real brasileiro, a taxa não será mais calculada.

As mudanças, de acordo com o NBU, devem-se ao crescimento da automação das liquidações, o que reduz os riscos operacionais e garante uma determinação mais eficiente da taxa de câmbio para um grande número de moedas.

Lembremos que escrevemos anteriormente que um novo projeto de lei está sendo preparado na Ucrânia para tributação da renda de entregadores e taxistas.

Fonte de informação

By Jake

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *