Desde o início de 2025, a Ucrânia viu um aumento significativo nos preços do açúcar, especialmente no segmento atacadista. Meados de fevereiro foi marcado por um aumento de 16% nos preços, quando o preço do açúcar estava em cerca de 26 hryvnias por quilo, sem IVA. De acordo com as previsões dos analistas, nos próximos meses o preço no atacado pode chegar a 28-29 hryvnias por quilo, o que, por sua vez, levará a um aumento no preço do açúcar nas prateleiras das lojas.
Isto foi relatado pela URA-Inform, citando o RBC-Ucrânia .
As razões para o aumento dos preços do açúcar são explicadas por vários fatores. Em primeiro lugar, trata-se de um fator sazonal, pois após o término da temporada de produção de açúcar, a oferta no mercado diminui. Entre dezembro e o verão, a produção de açúcar diminui e o produto se torna escasso. De acordo com o analista de mercado agrícola Alexey Tartakovsky, após o fim da temporada de refino de açúcar, as fábricas começam a fechar, o que leva a uma diminuição nos volumes de produção.
Em segundo lugar, um fator significativo no aumento dos preços foi a restauração das exportações de açúcar para a União Europeia a partir de 1º de janeiro deste ano. A Ucrânia esgotou sua cota de exportação da UE no primeiro semestre de 2024, o que levou a suprimentos adicionais para mercados estrangeiros. Como resultado, a demanda pelo açúcar ucraniano aumentou, o que contribuiu para o aumento dos preços no mercado interno.
Analistas preveem que o aumento nos preços no atacado se refletirá no preço de varejo do produto no futuro.
“Se o segmento atacadista do mercado crescer, depois de algum tempo isso inevitavelmente afetará os preços nas lojas”, observa Tartakovsky.
Assim, os consumidores ucranianos podem enfrentar um aumento nos preços do açúcar na rede varejista nos próximos meses, causado tanto pelas flutuações sazonais quanto pelo aumento nas exportações.
No passado, informamos que a proibição da pesca começará na Ucrânia em 1º de abril : o que acontecerá com os infratores.