Em 16 de janeiro, acontecerá a próxima reunião do Conselho de Segurança da ONU, iniciada pela Eslovênia e pelos Estados Unidos.
URA-Inform relata isso com referência ao Ukrinform.
O tema principal da reunião será a situação militar na Ucrânia causada pela agressão da Federação Russa. A delegação ucraniana está participando ativamente nos preparativos para a discussão.
De acordo com o Secretariado do Conselho de Segurança, um representante do Departamento de Assuntos Políticos da ONU falará no evento. A reunião terá início às 15h, horário da América do Leste (22h, horário de Kiev).
A reunião anterior do Conselho, realizada em 16 de dezembro, foi convocada em resposta aos ataques massivos de foguetes contra a infraestrutura ucraniana. A nova reunião é esperada com grande atenção, uma vez que um maior apoio internacional à Ucrânia pode depender do seu resultado.
Os especialistas acreditam que os participantes discutirão a expansão das sanções contra a Rússia, a assistência humanitária às regiões afetadas e as oportunidades. para uma resolução pacífica do conflito. O lado ucraniano procurará intensificar a pressão internacional sobre o agressor.
É também digno de nota que 5 países europeus decidiram ajudar as Forças Armadas Ucranianas.