Twitter LinkedIn

Um novo estudo confirma que a atividade vulcânica não foi a principal causa da extinção dos dinossauros.

URA-Inform relata isso com referência à ScienceAdvances.

Cientistas da Dakota do Norte e do Colorado estudaram amostras de linhita e descobriram que as mudanças de temperatura causadas pelo vulcanismo não poderiam levar ao desastre. O estudo acrescenta um novo nível de compreensão às mudanças climáticas que ocorreram antes da extinção em massa.

Os pesquisadores descobriram que 100 mil anos antes da extinção dos dinossauros, houve um aquecimento de longo prazo associado às emissões de dióxido de carbono dos dinossauros. erupções vulcânicas. Este aquecimento elevou a temperatura em três graus.

No entanto, 30 mil anos antes do desastre, ocorreu um forte resfriamento, causado pelas emissões de aerossóis de enxofre, que baixaram a temperatura em cinco graus. Estas alterações climáticas tiveram um efeito estressante nos ecossistemas, mas não foram suficientes para causar a extinção em massa.

Os cientistas ainda consideram o impacto do asteróide Chicxulub a principal causa da morte dos dinossauros. As suas consequências, incluindo a libertação de enormes quantidades de poeira na atmosfera, levaram ao arrefecimento global e à perturbação da fotossíntese.

Isto foi fatal para a maioria das espécies do planeta. Assim, o novo estudo confirma que o vulcanismo foi apenas um estressor adicional, e não o principal culpado no fim da era dos dinossauros.

Além disso, os cientistas encontraram o ancestral mais antigo dos mamíferos.

>
Źródło informacji

By Jake

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *