Depois de quase três anos de invasão em grande escala da Ucrânia pela Rússia, a guerra, segundo os especialistas, aproxima-se da sua fase final e as perspectivas de uma solução pacífica estão a tornar-se mais realistas.
< p>URA-Inform relata isso com referência ao NYT.
Rajan Menon, professor emérito de relações internacionais da Universidade de Columbia, delineou possíveis cenários para o fim da guerra.
Ele acredita que o retorno de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos poderia mudar radicalmente a dinâmica. do conflito. Trump diz que pode acabar rapidamente com a guerra utilizando a ameaça de cortar a ajuda militar à Ucrânia e aumentando a pressão sobre a Rússia para chegar a acordos. No entanto, ele ainda não apresentou um plano claro para implementar as suas intenções.
A mudança nas prioridades dos EUA para a região Ásia-Pacífico para conter a China está a levar a Europa a envolver-se mais nas questões de segurança da Ucrânia.
Aqui estão possíveis opções para garantir a segurança do país no pós-guerra:
- filiação à OTAN
Este continua sendo um objetivo fundamental para a Ucrânia, mas será difícil alcançar um acordo unânime de todos os membros da Aliança. Atualmente, vários países, incluindo os Estados Unidos, são contra ou sugerem o adiamento da adesão. - Coligação de Garantidores de Segurança
Uma alternativa é a criação de uma coligação de estados que fornecer garantias de segurança à Ucrânia. No entanto, a participação dos EUA em tal acordo parece duvidosa, especialmente no contexto da possível política de Trump. - Neutralidade armada
Esta opção envolve obrigações mútuas: a Rússia não ataca a Ucrânia e a Ucrânia recusa-se a aderir à NATO e a estacionar tropas estrangeiras. Embora este seja um cenário de compromisso, acarreta riscos de vulnerabilidade para a Ucrânia. Neste caso, Kiev deveria insistir em manter um exército poderoso e a capacidade de comprar armas. - Liderança europeia
Alguns países europeus, incluindo a França e a Polónia, estão a discutir a possibilidade de estacionar as suas tropas na Ucrânia depois da guerra. Por enquanto, essas ideias estão em fase de discussão, sem decisões concretas.
«Depois de mais de 1.000 dias de guerra que matou milhares de pessoas e destruiu grande parte da Ucrânia, o fim pode estar se aproximando. Mas o que importa para uma paz duradoura, em vez de um congelamento que só durará até a Rússia se reagrupar e voltar a atacar, é o que acontece depois do fim da guerra», — resumiu o professor.
Trump também fez uma série de declarações sobre a Ucrânia: para o que Zelensky deveria se preparar.