Operações de combate na região de Donetsk, 133 confrontos militares, bombardeios inimigos, apagões. Como será lembrado o 1.040º dia de uma guerra em grande escala?
Presidente Vladimir Zelensky anunciou o início do trabalho do ombudsman militar.
“Houve um pedido dos nossos militares – e esta é uma necessidade objetiva – para criar uma instituição especial de um ombudsman militar. Precisamos de uma pessoa que seja capaz de proteger os direitos dos nossos soldados, e de uma capacidade tão sistémica que o ombudsman. , junto com o Ministério da Defesa, com todos os demais que forem necessários, poderiam realmente influenciar a situação e realmente ajudar os soldados, os parentes de nossos soldados”, disse ele em uma mensagem de vídeo noturna.
Disse ainda que já havia eleito candidatura para este cargo. O decreto será emitido amanhã.
Enquanto isso, o Estado-Maior General das Forças Armadas da Ucrânia informa que a partir das 16h00 o número de ataques inimigos aumentou para 133 , os combates continuam.
Na região de Kursk, os defensores ucranianos repeliram 16 ataques.
Em Pokrovskydireção desde o início do dia, os ocupantes fizeram 26 tentativas para expulsar nossos defensores de suas posições nas áreas dos assentamentos de Zelenoe Pole, Vozdvizhenka, Mirolyubovka, Luch, Lisovka, Dachenskoye, Novy Trud, Volkovo, Solenoye, Novoolenovka, Novovasilovka e Novoelizavetka. class=”MsoNormal”>Mais detalhes sobre a situação operacional na noite de 29 de dezembro – nas notícias.
A DBR deteve e trouxe para Kiev o comandante do 211ª brigada de ponte flutuante das Forças de Apoio às Forças Armadas da Ucrânia Oleg Poberezhnyuk, que encobriu o abuso de militares, diz um comunicado de imprensa de uma agência de aplicação da lei.
Ele foi informado de suspeitas relativas à inação das autoridades militares, cometidas sob lei marcial ou em uma situação de combate (Parte 4 do Artigo 426 do Código Penal da Ucrânia).
Foi apurado que, pelo menos de fevereiro a julho de 2024, o comandante da brigada tinha conhecimento de inúmeros fatos de tortura e outros tratamentos desumanos infligidos aos soldados de seu oficial subordinado, mas não reagiu a isso e não iniciou a questão de trazer o culpado oficial à justiça. De acordo com as informações disponíveis, o tenente sênior, que espancou e torturou militares subordinados, é filho do chefe do Estado-Maior da unidade militar especificada e camarada próximo do comandante da brigada.
Os detalhes estão nas notícias.
Na segunda-feira, 30 de dezembro, serão aplicados horários de blackout, informa Ukrenergo.
Para consumidores residenciais das 08h00 às 17h00 haverá um desligamento.
Para indústria e comércio das 08h00 às 19h00 serão aplicados horários de limitação de energia.< /p > < “A razão para a introdução de restrições são os danos às instalações de energia devido a um ataque massivo de mísseis e drones em 25 de dezembro. Os trabalhadores da energia estão trabalhando para devolver à operação os equipamentos danificados pelo inimigo o mais rápido possível,” - enfatizado em Ukrenergo.
De acordo com Yonhap, Um acidente de avião na Coreia do Sul matou 179 pessoas depois que o avião derrapou na pista e caiu no Aeroporto Internacional de Muan. Com exceção de dois resgatados durante o acidente. , todas as 181 pessoas a bordo foram denunciadas pelos bombeiros.
O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, disse que o avião de passageiros que caiu no Cazaquistão foi danificado como resultado de “tiro desde o início na Rússia.”
Isto foi relatado pela televisão estatal do Azerbaijão, escreve a Reuters.
Aliyev lamenta que alguns círculos na Rússia tenham tentado esconder a verdade sobre a queda do avião da Azerbaijan Airlines, espalhando informações falsas sobre o causas do desastre.
O Presidente diz que admitir a culpa, pedir desculpas prontamente ao Azerbaijão e transmitir isso ao público – “todas essas foram medidas e passos que eram necessários deveria ser realizado imediatamente, mas, infelizmente, “durante os primeiros três dias nada se ouviu falar da Rússia, exceto versões delirantes”.
No entanto, Aliyev acredita que o avião foi “abatido por acidente .”
Baku exige de Moscou “uma admissão de culpa, punição dos perpetradores e pagamento de indenização”, enfatizou o Presidente do Azerbaijão.
Mais informações – nas notícias.
O quadro mais completo da atualidade está em nosso site. Esperamos que amanhã haja mais boas notícias.
Vamos aguentar e trazer a Vitória mais perto!