Operações de combate na região de Donetsk, 114 confrontos militares, ataques aéreos, bombardeios inimigos, orçamento da NATO para 2025. Como será lembrado o 1.047º dia de uma guerra em grande escala?
< /p > Zelensky
Presidente Vladimir Zelensky gravou uma entrevista de mais de três horas com o podcaster americano Lex Friedman.
O serviço de imprensa presidencial relatou isso e publicou um vídeo.
< p classe= "MsoNormal">“Uma conversa com Lex Friedman. Pela primeira vez – uma entrevista de quase três horas para um famoso podcast americano. Respostas significativas a perguntas difíceis. A visão ucraniana de um mundo justo, que é importante que todos nos países parceiros conheçam”, diz a mensagem.
Por De acordo com Zelensky, ele falou “sobre a força do nosso povo, as origens da agressão criminosa russa e a nossa vontade de trabalhar em conjunto com o presidente Trump e todos os parceiros para estabelecer uma relação confiável e duradoura. paz.”
Mais detalhes em nossas notícias.
Enquanto isso, o Estado-Maior General das Forças Armadas da Ucrânia informa que a partir das 16h do dia 5 de janeiro, ocorreram 114 confrontos militares.
42 deles ocorreram em Kurshchina.
A situação na frente permanece tensa. tropas.
Mais detalhes sobre a situação operacional na noite de 5 de janeiro – nas notícias.
As tropas russas fazem não pare nas operações de assalto na direção de Pokrovsky, acompanhando-os com ataques caóticos a áreas povoadas com artilharia e aviação, disse o Herói da Ucrânia Vitaly Lytvyn, oficial do departamento de inteligência da brigada da Guarda Nacional “Rubezh”, na maratona.
“O inimigo realiza constantemente operações de assalto, atraindo recursos significativos. Ataques de artilharia inimiga não apenas na linha de frente, mas também disparam caoticamente contra alvos civis. Pokrovsk e Mirnograd estão sob constante terror. , mas o inimigo ainda está lá, edifícios residenciais e infraestrutura são os principais alvos dos ataques russos”, observou Litvin.
O exército russo atacou Kharkov com um drone Molniya, na fronteira dos distritos de Saltovsky e Kievsky.
De acordo com informações atualizadas de o chefe do OVA de Kharkov, Oleg Sinegubov, Como resultado de um ataque de UAV, uma casa particular foi danificada.
Na noite de 5 de janeiro, na aldeia de Krasnokutsk, distrito de Bogodukhovsky, região de Kharkov, os russos atacaram a população civil com um drone. Como resultado da queda do UAV, três pessoas ficaram feridas e casas foram danificadas.
Forças de defesa durante um ataque com mísseis a um ponto de controle em 30 de dezembro de 2024 em Lgov, região de Kursk, eliminou 8 militares russos >, entre eles dois tenentes-coronéis, relata Militarny com referência à mídia russa.
Durante a greve, todos os militares estiveram na cidade de Lgov, onde provavelmente se localizou o seu destacamento permanente e ponto de controle, de onde foi realizada a organização e coordenação das ações. Note-se que o ataque matou o tenente-coronel da 76ª Divisão Aerotransportada de Pskov Valery Tereshchenko, que estava diretamente envolvido na guerra contra a Ucrânia desde outubro de 2022. Além dele, durante um ataque com mísseis ao ponto de implantação permanente em Lgov, o tenente-coronel Pavel Maletsky também foi eliminado. Ele era o comandante do 656º batalhão de engenharia da 76ª Divisão Aerotransportada de Pskov.
De acordo com o projeto DeepState, a cidade fica a aproximadamente 30 km do território controlado pelas forças de defesa ucranianas na região de Kursk, o que amplia as possibilidades de ataque às tropas russas estacionadas na cidade.
O orçamento civil do bloco militar da OTAN para 2025 é de 483,3 milhões de euros, e o orçamento militar é de 2,37 mil milhões de euros, informaram. no Estado-Maior General das Forças Armadas da Ucrânia.
Isso é 10% e 9% a mais do que em 2024. Estes orçamentos de co-financiamento são distintos das despesas de defesa, que são frequentemente discutidas no contexto da OTAN e, em conjunto, representam menos de 0,02% das despesas de defesa da Aliança. O financiamento conjunto dos orçamentos da OTAN para 2025 foi acordado pelos membros da Aliança numa reunião do Conselho do Atlântico Norte em 17 de dezembro de 2024.
O quadro mais completo de hoje está no nosso site. Esperamos que amanhã haja mais boas notícias.
Vamos aguentar e trazer a Vitória mais perto!