Ao mesmo tempo, autoridades norte-americanas alertam que medidas restritivas podem ser reforçadas dependendo de novas ações de Moscou.
Isto foi relatado pela URA-Inform, citando a Fox News .
Durante conversas recentes com autoridades da Arábia Saudita, a Casa Branca recebeu informações mais detalhadas sobre os termos de um cessar-fogo relacionado à energia e possíveis medidas para estabilizar a situação no Mar Negro, disse o Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio.
“Algumas das condições que estão sendo propostas estão relacionadas às sanções impostas pela União Europeia”, disse Rubio.
Segundo ele, após o retorno das delegações americanas de Riad, será realizada uma reunião na qual serão discutidas propostas e a posição da Rússia.
Por sua vez, o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, observou que “nada está fora de questão” ao falar sobre a possibilidade de aliviar as sanções em troca de um acordo de cessar-fogo. Ele também enfatizou que os Estados Unidos podem considerar o retorno da Rússia ao sistema bancário internacional SWIFT no contexto da resolução do conflito. No entanto, Bessent acrescentou que Donald Trump está pronto para reforçar as sanções contra a Rússia se isso trouxer vantagem política.
“O presidente Trump não hesitará em aumentar as sanções se isso lhe der uma vantagem nas negociações”, disse Bessent à Fox News, observando que a decisão de aliviar as sanções dependerá do que o lado russo fizer em seguida.
Assim, o lado americano continua a considerar várias opções no contexto da política de sanções à Rússia, deixando em aberto a questão do possível levantamento das sanções em caso de progresso nas negociações.
Também lembramos o que se sabe sobre os óculos FPV “explosivos” dos russos e a operação especial do GUR ucraniano.