As maçãs são uma das frutas mais acessíveis e saudáveis que podem ser consumidas o ano todo. Médicos e nutricionistas garantem que o consumo diário de pelo menos uma maçã pode melhorar significativamente o estado geral do corpo e ajudar na prevenção de uma série de doenças.
A URA-Inform relata isso.
Em primeiro lugar, as maçãs são ricas em fibras alimentares, especialmente pectina. Essas substâncias ajudam a normalizar a digestão, limpam suavemente os intestinos e ajudam a lidar com a fome. O consumo regular de maçãs melhora a motilidade intestinal e pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol no sangue.
Além disso, as maçãs são uma fonte de vitamina C, antioxidantes e flavonoides. Eles fortalecem o sistema imunológico, melhoram a condição da pele, retardam o processo de envelhecimento e protegem as células do estresse oxidativo. Outra vantagem é o suporte ao sistema cardiovascular. Estudos mostram que pessoas que comem maçãs regularmente têm menor risco de hipertensão e doenças cardíacas.
Maçãs doces e ácidas são igualmente saudáveis, mas é importante lembrar que elas produzem o melhor efeito quando consumidas com casca, pois é onde a maioria dos antioxidantes e fibras estão concentrados. É melhor escolher frutas frescas, não tratadas com cera ou produtos químicos, de preferência produzidas localmente.
No entanto, não exagere: os médicos recomendam limitar-se a 1–2 maçãs por dia. Isto é especialmente verdadeiro para pessoas com maior acidez estomacal ou doenças gastrointestinais – nesses casos, é necessária uma consulta com um gastroenterologista.
No passado, relatamos como pular o café da manhã afeta a saúde e quem corre mais risco por negligenciá-lo?